Fizemos uma enquete via twitter do que nossos leitores gostariam de ver nas matérias de nutrição aqui no MPH e uma das perguntas foi: Qual melhor caminho para engordar?

Já publicamos uma matéria que tratava do assunto sobre engordar trazendo uma resposta sobre a existencia da dieta para ganho de peso, mas surgiriam outros pedidos para que retomassemos o assunto, reforçando a questão. Já sabemos que existe sim a dieta para quem deseja engordar, o profissional faz uma avaliação detalhada do individuo e diante de suas necessidades verifica-se o que ele ingere e se tem sido suficiente de acordo com o seu gasto de energia e dependendo do caso há um aumento no aporte calorico da dieta e até mesmo suplementação.

O que precisamos entender é que tudo isso depende do nosso metabolismo que nada mais é que o nosso gasto energético em repouso, ou seja, sabe quando você acorda e só abre os olhos? Nesse momento o coração está batendo, você está respirando e todos os órgãos funcionando. Para isso existe um gasto energético e esse é o nosso metabolismo. Já nascemos com ele, mas conseguimos sim modificá-lo! Então se gastamos mais do que nos alimentamos dificilmente iremos engordar. Quando isso ocorre é essencial manter uma disciplina nos horários das alimentações, assim o organismo não fica sem energia tendo que utilizar reservas. Outro fator importante é não ingerir para engordar alimentos com calorias ruins, gorduras, alta concentração de sódio, como, hamburgues, frituras e etc, por que com essas atitudes pode-se adquiri uma doença crônica como colesterol ruim alto ou mesmo hipertensão e diabetes.

Então vai algumas dicas para um inicio de reeducação e alcance de objetivos em ganhar uns quilinhos com saúde:

Coma alimentos integrais como granola, aveia, biscoitos integrais, pães integrais mais vezes ao dia.

Insira azeite no prato de comida para aumentar o valor energético.

Coma porções de oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas, macadâmia.

Coma vegetais e frutas devido aos nutrientes importantes necessários para o bom funcionamento do organismo.

O exercicio fisico, especificamente a musculação ajudará muito no ganho de músculos (massa magra). Mas para ter uma resposta positiva precisa de uma alimentação adequada em nutrientes, protéinas e carboidratos.

Não esquecer da hidratação, fracionamento de 6 a 8 refeições por dia e mastigação lenta.

Coma algum carboidrato uns 30 a 60 min antes de dormir, como uma banana amassada com aveia, cacau em pó e mel, ou mesmo uma vitamina. Não pode ser nada muito pesado para não atrapalhar o sono.

Use abacate, ele é uma excelente opção! Ele possui uma gordura maravilhosa e fibras solúveis que vão ajudar no aumento energético e ainda regularizará o trânsito intestinal, possue prebióticos (alimento para as bactérias benéficas do intestino), inibe a oxidação do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Dica de consumo: o abacate fica muito bom na vitamina, ou em pedaços com limão, fazendo uma pasta salgada de abacate amassado com limão, sal e um pouquinho de alho, e uma novidade para o hábito brasileiro, mas uma delícia, é colocar pedaços de abacate no lanche natural. Imperdível!

Vamos combinar, não é tão dificil e é até saboroso. Procure um nutricionista e aprimore e adeque conforme a necessidade do seu organismo o seu plano alimentar e sucesso!






Escrito por Ricardo Freire