O Navy é um clássico para os que entendem de moda. A palavra Navy tem origem inglesa, que ao pé da letra quer dizer “marinha”, refere-se ao estilo inspirado na indumentária dos marinheiros e pescadores.

A moda foi lançada em meados da década de 1920 por Coco Chanel. A atitude revolucionária de Chanel atravessou décadas, conquistaram designers famosos, como o também francês Jean Paul Gaultier que difundiu o estilo marinheiro que se tornou presença marcante no verão. De lá para cá, o estilo nunca saiu de moda, pelo contrário, a cada ano ele se renova e ganha mais adeptos. Ele é representado por uma série de peças clássicas que são fáceis de combinar, como a camiseta listrada, alfaiataria, o mocassim de estilo náutico e o tênis iate.

As cores principais que o identificam são o azul marinho, o branco e o vermelho, tons que são clássicos, que combina com todas as ocasiões. Listras horizontais e verticais, que são a característica mais forte do estilo, jeans e algodão completam o estilo marinheiro. Contudo, amarelo e laranja inovam o estilo, substituindo o vermelho. Camisetas e camisas pólos são peças fundamentais, principalmente por serem fáceis de combinar, nunca saírem de moda e ficam ótimas quando combinadas com calças ou bermudas em sarja branca ou calças jeans, preferencialmente em tons claros.

Alguns calçados que se destacam no estilo Navy são: mocassim náutico, docksider, top-sider e o tênis iate.

Acessórios: O dourado não pode faltar no look, mesmo que seja nos botões. Ancoras e cordas são outro elemento fundamental, por associar diretamente com o estilo marinheiro.

Vale sempre lembrar que todos esses itens não precisam estar juntos no mesmo look. Por isso, equilibre o estilo do jeito que você se sentir confortável.

Inspirem-se!

Escrito por Rafael Luiz