André do Val Com a febre dos blogs de moda, todo mundo virou alguma coisa: jornalista, stylist, produtor, mesmo sem ter estudado nada sobre o assunto. Quando é um caso de talento, mesmo sem ter formação, a pessoa pode ter um futuro profissional ou um diploma ainda é necessário?

Igor, eu mesmo tenho formação em publicidade. Não acho que estudar seja imprescindível, porém acho que é preciso muita dedicação em qualquer carreira que você decida seguir. Para qualquer emprego, não só em moda, é essencial que você tenha uma boa base cultural, bons relacionamentos na área e bastante disciplina. E paixão pelo que faz, por que aí te dá vontade de aprender de qualquer jeito, seja esta uma experiência acadêmica ou mais prática, com a mão na massa. Talento é só um facilitador.

Ainda sobre a internet, é impossível não citar que muitas pessoas fizeram disso sua porta de entrada pra carreira na moda. Uma dica fundamental pra quem quer começar nesse meio é:

Ler material impresso também. Não adiantar achar que dá pra encontrar tudo na Internet sem nunca ter pego numa enciclopédia ou lido um bom livro. Uma visão outsider é ajuda muito quando você pensa em conteúdo para Internet.

O que vem a sua cabeça quando você pensa no jeito de se vestir dos homens brasileiros?

Moda extremamente casual e preguiçosa em termos de estilo. Homens brasileiros tem medo de parecer gay se demonstrar interesse por moda. E acho que a maioria acha que está com o jogo ganho pois tem mulher sobrando no mercado. Se houvesse mais competição, seriam mais pavões, pode acreditar!

Se você estivesse começando na profissão hoje, o que perguntaria para o André do Val, editor executivo do Chic, e qual seria sua resposta?

“Vale a pena o esforço?”. “Vale.”

André do Val é jornalista de moda e editor executivo do Portal Chic. Publicitário de formação, com passagens pelo site Erika Palomino, Pesticos e colaboração para o Jornal SPFW durante as edições semestrais.






Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.