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Com as mudanças frenéticas do mundo atual, já é fato que quando se trata de vestir, os homens não são mais os mesmos. Eles têm vivido uma transição de experimentações estéticas e alusões a um passado ora mais grotesco, ora mais divertido e flexível. Vivem uma mistura do moderno com o rústico, romântico com moderno, mas sempre buscando conforto, praticidade, beleza e principalmente a representação de um Lifestyle que é traduzido através da forma que ele se veste. E quando pensamos nesse homem que é um novo consumidor, as lojas que oferecem uma moda masculina precisam ficar atentas a essas novas necessidades para entregar não somente um bom produto com preços acessíveis, é necessário que a marca entregue para o seu cliente uma experiência de compra, é importante que esse cliente se identifique com o universo da marca e sinta que aquela ambientação de loja, o cuidado com a exposição do produto, a experiência sensorial tenha sido preparada para ele.

E quando falamos de experiência de compra é essencial falar de Visual merchandising. Através das técnicas de VM a marca consegue vender melhor para consequentemente vender mais, e consegue destacar o real valor do produto e não somente o preço.

Pensando nisso, selecionei algumas dicas que farão a diferença em uma loja masculina, vamos ver?

DICA 1: Lifestyle

Traduza no ponto de venda o estilo de vida (life Style) do seu cliente, para que ele se identifique e queira permanecer o máximo de tempo possível na loja, para encontrar o melhor produto para ele.

Seu cliente é jovem e urbano? Use cores e mateiras atuais e modernos que consiga expressar esse estilo. As cores pretas, cinza, materiais como madeira, metais, couro e looks bem joviais e despojados, traduzem bem esse homem moderno e urbano.

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Seu cliente é clássico e formal? Exposição de produto bem alinhada, manequins retos ( sem posição) uma ambientação de loja feita nas cores clássicas como branco, bege, cinza, azul escuro, marrom, elementos como madeira em tonalidade escura e tapetes na loja, irão trazer a identidade de homem conservado e que busca seriedade e classe.

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Ou você vende uma moda para um homen descontraído, jovem e que a natureza é a sua casa? Nesse caso é bem vinda uma ambientação rústica, elementos e materias de fibras naturais e que possuem apelo de sustentabilidade e muitas plantas.Dessa forma você conseguirá introduzir esse homen no seu verdadeiro universo.

Handbook Fashion

DICA 2: Exposição de produto

A principal técnica do Visual Merchandising é a exposição de produto. Depois de definida a ambientação da loja conforme o perfil do seu cliente, faça a definição de uma exposição de produto atrativa, estratégica e vendável. Importante: A forma como o produto é exposto e os looks em manequins, também devem traduzir o estilo de vida do seu cliente.

Dicas de Exposição de produto:

1) Coordene os produtos por cor;
2) Crie correlação de uso na exposição;
3) Na própria exposição crie sugestões de look. Por exemplo exponha calça, camisetas, jaquetas que se coordenem;
4) Exponha acessórios como calçados, cintos, bonés;
5) O produto tem que estar sempre de fácil acesso para o cliente, ele tem que ter autonomia durante a sua decisão de compra;

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E o que as marcas ganham com essa nova forma de entregar um novo conceito de loja para seu cliente? Um cliente mais satisfeito, fidelidade, atraem novos clientes, e principalmente passam a vender melhor, para consequentemente vender mais.

Colaboração: Lilian Monteiro é especialista em Visual Merchandising, graduada em Design de Moda pela Faculdade Santa Marcelina (SP) e especializada em Storytelling, CoolHunting e Jornada do Cliente (com foco em experiência de compra).

Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.