Vintage Love

Eu tenho percebido recentemente um novo interesse, em geral, por roupas Vintage. Alguns fatores ajudaram essa volta… um deles seria o seriado Mad Men que já foi mencionado no blog, trazendo o bom e velho terno de três peças e Jaqueline Kennedy como musa das jovens. Há outros fatores como a diminuição de renda, estilistas se inspirando em outras eras e a volta de peças clássicas como o terno, gravata borboleta e o chapéu geraram o que eu chamo de “New Old Love” onde jovens, homens e mulheres, querem roupas de qualidade e individualidade, já que roupas Vintage são peças únicas você nunca corre o risco de vestir o mesmo par de botas que seu amigo na festa. Lojas de segunda mão e brechós são mais difíceis de serem explorados pela imensa quantidade de peças e “objetos não identificados”, porém eu vejo como uma exploração fascinante da história da vestimenta e do próprio objeto. Cada peça conta uma história, e é muito interessante quando podemos descobrir o que há por detrás de um vestido, de um terno ou de uma simples abotoadura. Vintage geralmente tem estilo intemporal e são peças de alta qualidade, já que passaram por tanto e ainda seguem intactas.

mphvintage

Mas pra você entender melhor e usar Vintage adequadamente observe algumas definições:

Wikipedia diz: Vintage é um termo genérico para roupas novas ou em segunda mão provenientes de uma era anterior. A expressão também é usada em conexão com um ponto de venda, por exemplo, “Loja de roupas vintage.” Também pode ser usado como um adjetivo: “Este vestido é vintage”.

“O estilo vintage transforma em referência o melhor de todas as décadas. Assim podemos dizer que tudo o que relembre os anos 60, 70 ou 80 pode ser denominado dessa forma, desde vestimentas até mobiliário”, afirma Julia Simões, professora do Senac – Santos e Consultora de Moda e Estilo.

NY Times:”Estas lojas surgiram para atender um consumidor jovem e sem dinheiro, que viajava pelo mundo atrás de novas culturas, que buscava na moda uma integração do velho com o novo.”

mphvintage3

O vintage nasceu entre as décadas de 60 e 70. Paris, Londres e São Francisco (USA), foram as cidades onde os brechós ou second hand ( segunda mão) ganharam fama.No Brasil as grandes marcas fazem bazares e comercializam o que “sobrou”; na Europa é mais comum a própria marca ter seu acervo em local especial. Na alta costura também isso é super comum. E atualmente as lojas Vintage nos EUA e Europa já são consideras pontos de hipsters, artistas e intelectuais.

Eu aconselho a mistura do moderno com retrô. Você não precisa pegar pesado e parecer um personagem de um filme Art Nouveou, até porque o Vintage pode dar um charme que você sempre procura com apenas uma peça ou um acessório. Como eu sempre digo: Divirta-se com as roupas e deixe a sua personalidade falar mais alto. Vale a pena também procurar no guarda-roupa do pai ou avô, você nunca sabe o que esperar e quem sabe eles até não te ajudem a encontrar aquela “peça especial” sem precisar mexer no bolso.

mphvintage2

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1517

9 comentários em “Vintage Love

  1. Eu acho vintage uma coisa legal porque faz as pessoas andarem com mais elegância. Mas desde que seja usado de uma forma correta porque tem umas pessoas que tentam se vestir assim e não fica legal, então é muito importante se preocupar com detalhes.

  2. Acho super legal acessórios e roupas vintage. Sou super a favor de que as pessoas comecem a usar algumas peças que hoje são consideradas “formais” de uma maneira mais casual.
    Já aproveitei coletes e lenços que meu usava quando era jovem.

  3. Sem duvida o vintage é um recurso estilístico fantástico e que esta em alta, apesar de não ser algo que saia de moda. A fama do mesmo fez com que a procura entre os jovens brasileiros pelo vintage aumentasse, o único problema é que são poucos os jovens que sabem aproveitar corretamente os recursos que o estilo proporciona.

    Mais um ótimo post, parabéns MPH.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
A importância do Setembro Amarelo O Pop-Punk está voltando à moda! PEÇAS QUE AS MULHERES ODEIAM NOS HOMENS Old Money: A estética ‘Rico Vintage’ Truques de estilo para homens gordinhos