Um novo ano está aí na sua frente e aquela velha promessa de final de ano persiste: “no próximo ano irei me matricular em uma academia”. É, meu caro, se você se identificou com isso, está na hora de cumprir esta promessa. Fatores como custo, tempo e ânimo são sempre usados desculpa, mas é possível contorná-los a fim de melhorar a sua saúde e sua estética corporal.
O primeiro, e talvez o mais decisivo passo, seja a escolha da academia. Existem inúmeras, desde pequenas até grandes redes, o que pode tornar a sua escolha fácil ou não. Outro fator importante é o custo, mas nem sempre as mais caras são as melhores para você.
FATORES PRINCIPAIS:
Localização: o ideal é escolher uma academia que seja próxima ao seu trabalho/local de estudo ou a sua casa. Gastar um bom tempo no transito atravessando a cidade para ir a academia certamente influenciará no seu ânimo.
Higiene: é o aspecto mais importante. Antes de realizar a matricula, verifique a estrutura e manutenção da academia, não só do local de treino, mas também dos vestiários. Normalmente, as academias dispõem de material aos alunos para a higienização dos equipamentos após seu uso.
Professores habilitados: Devem ser formados em Educação Física e registrados pelo CREF. Existe a possibilidade de que haja estagiários, mas estes devem sempre ser supervisionados por um profissional habilitado.
Capacitação dos professores: Os profissionais devem ser sempre treinados e atualizados sobre novas tendências e descobertas da área.
Equipamentos: O número de equipamentos disponíveis é fundamental.
Orientação: Atendimento individual não é luxo. As academias devem dispor de profissionais que orientem os alunos desde a montagem do Plano de treinamento até sua execução.
Emergência: É fundamental que haja profissionais treinados em Primeiros socorros.
Avaliação física: nela você saberá o seu percentual de gordura corporal, peso, nível de flexibilidade e resistência aeróbica.
DICAS:
Use roupas específicas para atividades físicas e em quantidade suficiente ao número de vezes que você irá por semana à academia.
Uma dica para não errar na hora de se vestir é ler o texto O que usar e o que não usar na academia. Toalhas de banho e rosto seguem à mesma regra.
Hidratação é fundamental durante o treino, então um squeeze ou mesmo uma garrafa plástica deve estar sempre à mão.
Alimente-se bem antes do treino. Opte sempre por uma alimentação leve que supra as suas necessidades. Um ponto importante são os Suplementos, de acordo com a portaria 222 da ANVISA, os produtos comercializados como suplementos nutricionais são “alimentos para praticantes de atividade física” que, de acordo com esta portaria, são “alimentos especialmente formulados e elaborados para praticantes de atividade física, incluindo formulações contendo aminoácidos oriundos da hidrólise de proteínas, aminoácidos essenciais quando utilizados em suplementação para alcançar alto valor biológico e aminoácidos de cadeia ramificada, desde que estes não apresentem ação terapêutica ou tóxica”, e não é necessária uma prescrição para comprá-los, mas o recomendado é procurar um Nutricionista especializado em nutrição esportiva, que é o profissional qualificado, para orientá-lo.
Belo timing!
Todo mundo que eu conheço tá colocando em prática as resoluções de ano novo e ‘fazer a academia’ é top 3 de qualquer pessoa. Inclusive a minha rs! Vou levar isso em conta nas visitas que vou fazer amanhã 🙂
Fazer Academia. Não sei como aquele ‘A’ se meteu no meio…