Desconhecer a origem e o tipo de trabalho contratado para a produção da roupa que você veste não é um problema só do Brasil, mas sim de todo o mundo. E foi na Noruega que surgiu um projeto que visa mostrar como são feitas as roupas em uma fábrica têxtil no Camboja.
A série em estilo “Reality Show”, foi criada pelo diretor noruegues Joakim Kleven e se chama “Sweatshop – Dead Cheap Fashion”. São 5 episódios que mostram os 3 blogueiros noruegueses descobrindo a realidade por trás da produção de roupas de grandes marcas.
Para conferir os episódios online (com legendas em inglês), clique aqui.
Uau! É um choque, principalmente pra qm vive da moda e adora moda. Estamos acostumados a ter o produto final e normalmente não pensamos no processo q se passa pra chegar ao q conhecemos e este processo vem de pessoas muito humildes e as vezes em condições abusivas de trabalho, isso envolve uma situação cultural tbm. Mas é muito positivo refletir sobre essa realidade até para depositarmos um valor a este fato e procurar ter um olhar diferenciado para a moda em si.
Infelizmente há muito tempo que sei por algumas coisas que eles passam. Penso que esta é uma boa iniciativa para as pessoas o perceberem e tentarem fazer alguma coisa…
Sorrisos,
Alexandra 🙂
The Sweetest Life
Acho justo que devamos buscar esse tipo de informação e a partir disso julga se vale a pena optar por determinada marca… Há exemplos de marcas que usam trabalho “semelhante” ao escravo… Umas delas é a zara, é muita gente mesmo sabendo disso não para de comprar. Muitos pouco se importam com o que passam as pessoas para produzir uma peça.