DURANTE A COMPRA
Certifique-se de estar levando o número adequado para seu conforto e, principalmente, de provar o par. Algumas pessoas têm uma leve diferença de tamanho entre um pé e outro. Caso utilize meias, é aconselhado provar com elas. Esses cuidados evitam com que o sapato estrague abrindo para algum lado ou incomodando depois.
COMO CONSERVAR
Importante: Alterne o uso dos calçados – o efeito do suor e calor gerado pelo uso contínuo, reduz a durabilidade do couro e altera sua estrutura. Evite utilizar o mesmo par por mais de 2 dias seguidos.
Seque à sombra e em local ventilado. A umidade e calor danificam o produto. Calor intenso enrijece o couro e altera sua estrutura.
Faça reparos permanentes. Não espere que seu calçado se desgaste completamente para consertar.
Reparos pequenos, além de mais simples, ainda possibilitam que o acabamento seja melhor.
Guarde em locais arejados. Isso reduz a incidência de odores e o desenvolvimento de bactérias. (o que é comum em produtos de couro)
Guardar o calçado por longo tempo sem uso pode provocar alterações em seus componentes, como a decomposição do solado ou descolagem, o que não caracteriza má qualidade do produto ou defeito de fabricação, e sim, da falta de uso.
SAPATO DE COURO LISO
Na limpeza, utilize pano limpo e úmido ou produtos apropriados. Coloque para secar à sombra antes de engraxar. Ao engraxar aplique pasta ou creme de boa qualidade, deixe secar e dê brilho com uma escova macia ou flanela. Deve-se limpar e engraxar o sapato duas vezes por mês. (se você usar sapatos diariamente)
SAPATO DE NOBUCK E CAMURÇA
Para proteger contra a penetração de poeira e líquidos, aplique um impermeabilizante antes de usá-lo pela primeira vez. Para remover sujeiras entre os felpos, utilize escovas de cerdas duras ou borrachas especiais. No caso de sujeiras mais profundas, escove, lave com xampu apropriado e seque à sombra. Após a secagem, use um renovador, produto que ajuda a restaurar a cor e maciez.
DICAS IMPORTANTES
O couro durante sua fabricação é submetido a intenso tingimento. Por isso, recomenda-se evitar o uso de meias claras com forros internos escuros.
Valeu pelas dicas! Agora que estou morando sozinho realmente n!ao tinha me ligado ainda esses detalhes de higiene com os calçados!
alternar os sapatos realmente é uma boa dica, alguns meus se desmontaram de tanto insistir com eles rs.
abraço!
não tenho palavras……..