cores-pantone-primavera-verao-2019

Cor é coisa séria demais e você não imagina o quanto. Tanto que existem profissionais especializados na área, prontos para identificar a melhor paleta de cores para você (já falamos sobre Coloração Pessoal por aqui). Seja no cabelo, na barba, na roupa ou nos acessórios. FAZ MUITA DIFERENÇA!

Eu super entendo que nem todos deem o valor que elas merecem. Se nem as mulheres dão, imagina os homens? Depois que fiz o curso de Consultoria de Imagem com o mestre Taleb (Alexandre Taleb, o “papi” como o Gui diz, rs) encontrei Jesus e mudei minha vida em relação às cores.

E é batata como muda tudo. Você olha para as pessoas e, de imediato, enxerga: putzzzz esse cabelo loiro (principalmente) não fica bom para esse tom frio de pele. Está tudo muito amarelo. Powwwww, aquele cara usando laranja ficou gritante nele. Depois que você aprende, você fica fazendo exercícios mentais a cada que pessoa que vê.

O curso de consultoria de imagem visa exatamente isso. Ensinar você a melhorar a imagem das pessoas e, óbvio, nem todos vão fazer o curso. Logo, quem puder contrate um consultor. Quem não puder, pelo menos nas cores vamos dar uma pincelada básica de como é simples e fácil identificar quais cores ficam melhor em ti.

Os tons de pele nada contam.

Parece mamão com açúcar, mas não é. Identificar nosso tom de pele nem sempre é tão simples. O senso mostra que esse país é miscigenado e que há milhões de discussões de cotas etc. etc. etc.

Enfim, trabalharemos com tons claros, médios e escuros, para evitar discussões, polêmicas ou quaisquer outras coisas que adentrem na questão de etnia.

Mas sabe por que mais faremos isso? Porque não é o seu tom de pele que determina as cores que você deve usar, mas sim seu subtom. Você pode ser um “branco” com subtom quente ou um branco com “subtom” frio. Ahahahaah, já antecipei algumas coisinhas aí. Ok, vamos lá!

Os Subtons de pele é que mandam.

Fodeu! Subtom de pele? Eu nunca nem tinha ouvido falar nisso. Pois é, a partir de agora você deve prestar mais atenção nisso, pois seu subtom vai determinar quais roupas ficam melhor em você, quais tinturas passar na barba ou no cabelo etc.

E isso, faz uma diferença. Por exemplo: A camisa que o cara vai usar no baile de gala. Vamos fazer de tudo para favorecer, né? É a noite. E ela pode te ajudar. Para isso, vamos contar a ajuda do visagismo.

Basicamente existem dois subtons de pele: Quentes (verão) ou frios (inverno). Já são 50% de chances de você acertar de cara seu subtom.

cores-look-masculino

Identificando seu subtom.

Existem várias formas de você identificar seu subtom de pele. Nós daremos 3 dicazinhas rápidas que não vão deixar qualquer dúvida.

Dica nº 1º: Quando você toma sol, você fica como pimentão tostado ou da “cor do pecado”?

Esse é um dos passos, mas como gera muitas dúvidas. Deve ser acoplado aos outros dois itens a serem apresentados

Quando você toma sol moderadamente, não é esturricar no sol, senão não há pele que resista. Todo mundo fica muito vermelho. Ou seja, o horário de exposição, a quantidade de horas e a estação do ano fazem com que surjam dúvidas. Mas enfim…

Se você ao tomar sol fica vermelho seu subtom de pele é frio e você nunca conseguirá ficar bronzeado. Agora se você ao se expor ao sol ficar bronzeado (moreno ou sai do branco gesso) seu subtom de pele é quente.

Dica nº 02: Não é aula de anatomia, mas suas veias de antebraço como são?

Primeiro de tudo que eu nem sabia que existiam diferenças entre as veias do antebraço. Choquei! Mas acredite, há. As veias do antebraço, especificamente da região do punho podem ser de dois tipos: esverdeadas e amareladas ou rosadas, azuladas e roxas.

Veias amareladas ou esverdeadas significam que seu subtom é quente. Já veias rosadas, azuladas ou roxas significam que seu subtom é frio.

veia-antebraco

Dica 3º: O teste que não falha. 

Se você contratar um consultor de imagem, ele fará um teste contigo, mas nada te impede de fazer sozinho.

Você vai precisar apenas de 2 (dois) tecidos (um laranja e um pink); um espelho ou melhor TRABALHE COM FOTOS, o cel pode fazer a vez de um espelho; e também a ajuda do seu best friend forever.

O tecido laranja representa cores quentes já o tecido pink representa cores frias.

Você vai pegar o pedaço de tecido e vai colocar na frente do seu tórax como se fosse uma blusa, aquele que ficar melhor em ti (realçar o brilho da sua pele, o seu cabelo e destacar positivamente) representará seu subtom de pele. Aquele que não corresponder ao seu subtom quando comparado ao que ficou bom deixa transparecer outras características como manchas na pele ou não realça suas belezas físicas.

Combinou com o tecido pink, seu subtom é frio. Combinou com o tecido laranja, seu subtom é quente.

Hahahah com isso eu já antecipei cores que ficarão melhor em ti. Subtom quente combina com o quê? Cores quentes. Subtom frio com cores frias.

Segue aí, a cartela de cores para subtom de pele quentes (CORES QUENTES):

cores-quentes

Carta de cores para subtom de pele frias (CORES FRIAS):

cores-frias

Mano, tudo isso que falamos é para dar uma ajuda na hora de escolher as cores. Mas é óbvio que se você quer algo mais específico, você tem que contratar um consultor de imagem ou um visagista.

Essa parte de colorimetria é muito complexa, tanto que há azuis quentes ou frios, vermelhos quentes ou frios e assim vai. Logo, dentro dos próprios tons de azuis, uns combinam com subtons frios outros com subtons quentes. Então, a ajuda de um especialista é a melhor opção.

Mas e aí? “Me conta uma coisa” (licença para o erro de português), você sabia que tudo isso existia? Quem aí conhecia subtom de pele? E as técnicas? Coisa de louco né broww. Mas agora que a gente já sabe, nós só vamos botar um tecido que ajude a dar uma melhorada no nosso visual, pois a gente quer mesmo é ficar bonitão.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.