cortes-no-esilo-pompadour

Pompadour, você sabe exatamente o que é isso? Alguns, com certeza, sabem. Outros sequer imaginam. Mas acreditamos que a grande maioria pelo menos tenha noção do que seja.

O pompadouuuuuur é um corte/penteado de cabelo bem retrô, aliás. Ele possui lados curtos contrastando com um topete bem volumoso no topo da cabeça. Embora seja referência no universo masculino, ele surgiu entre as mulheres, há bastante tempo, especificamente no século XVIII, quando a Madame de Pompadour (que deu origem ao nome, usava esse tipo de topete).

Certo momento da história, em meados de 1940, o visual foi adaptado para o público masculino, fazendo referência ao clássico rockabilly usado por Elvis Presley na década de 50.

O visual esquecido foi ressuscitado há alguns, mas com uma cara nova e diferente. O pompadour de hoje é um pouco diferente do passado. As laterais são mais curtas, feitas com navalha, semelhantes ao corte Razor Part.

Para entender melhor sobre assunto mais uma vez consultamos uma cabeleireira especialista em cortes masculinos, Yáskara Niero, do salão Yaskara Corte Y Arte, que nos ponderou várias coisas.

corte-pompadour-style

Primeiro, o pompadour que vemos hoje é muito mais dinâmico, versátil e acessível. Ele comporta vários comprimentos diferentes. Longo, curto, desconectado e emparelhado com o corte inferior.

A visagista e especialista em formatos de rostos aponta que o corte combina com uma infinidade de rostos, com exceção do rosto redondo, pois tende a acentuar a característica arredondada do rosto. E, ao contrário do passado, hoje ele também pode ser visto com quase todos os tipos de cabelos (lisos, encaracolados ou bem enrolados), a única exceção é o cabelo afro, cujo formato daria nome a outro corte de cabelo.

Ele está em alta em 2021? Na real o pompadour já está aí há pelo menos 10 anos. E nesse ano ele continua em alta sim. Relembra Yáskara que homens amam topetes. Uns curtem mais volumosos, outros menores e assim por adiante. Mas a grande maioria ama.

Como fazer o corte pompadour?

Sugerimos sempre a escolha de especialistas em cortes (visagistas), que analisem seus rostos, perfis físicos, temperamentos, estilos e questões como seu trabalho antes de adotar qualquer corte de cabelo. Bons cabeleireiros ou barbeiros farão o corte perfeito e ideal para ti, além de te dizerem se o pompadour cabe no seu visual.

É um corte complexo e que exige bons equipamentos profissionais. Laterais muito curtas com navalha ou máquina e parte superior, volumosa, na tesoura.

como-fazer-pompadour

Como fazer o pompadour no dia a dia?

Mais uma vez recorremos à cabeleireira. Ela nos lembra que corte masculino exige constante manutenção, o chamado pezinho. Porque as laterais devem sempre se manter curtas. Logo a cada 15 ou 20 dias (variando de acordo com o período de capilar de cada homem) você deverá estar no barbeiro/cabeleireiro. Ele deverá ser seu melhor amigo. Ok?

Dependendo da forma e da estrutura do seu corte, mais rápida se faz a manutenção. Quanto mais curta a lateral em menos tempo você deverá procurar a ajuda do especialista. Uns conseguem fazer em casa, mas apenas alguns. O recomendado é já deixar marcado com seu profissional de escolha.

Cuidados necessários para manter o topete em ordem?

Yaskara nos explica que qualquer penteado é mais fácil de ser feito logo após o banho, com o cabelo ainda molhado. Você precisará de pomada, um fixador, secador e uma escova (ou as mãos). E na construção do penteado há 3 etapas, bora aprendê-las então?

cortes-pompadour

Primeiro passo:

Começamos passando pomada em todo o cabelo e poderemos fazê-lo de duas maneiras.

Nas duas serão necessárias botar a pomada no cabelo. Em uma forma você o fará com as mãos. Na outra você usará o pente/a escova para primeiro levantar os fios e apenas após aplicar o produto. Nas duas formas, com a mão ou com o pente, você deverá pentear o cabelo para dentro e para trás, espalhando todo o produto.

Recomenda-se utilizar pente/escova porque a finalização do penteado fica mais precisa. Para finalizar esse primeiro passo penteie os fios para trás.

Você pode também repartir o cabelo e fazer o pompadour por meio dessa repartição. Como fazer isso?
Faça uma linha imaginária de separação, preferencialmente acima da sobrancelha esquerda (dá um visual bem bacana) e penteie o cabelo em direções opostas. O cabelo que está à esquerda é penteado para a esquerda. E o cabelo à direita é penteado para a direita. Você só se preocupará com o cabelo da direita, que é a maior parte do cabelo repartido, certo?

Segundo Passo:

Agora você vai modelar o pompadour e você pode fazê-lo de várias formas. Mas escolhemos a mais prática, rápida e fácil, que te permite fazer sozinho e na sua casa, sem a ajuda de ninguém.

Com uma escova modeladora e um secador de cabelo você fará movimentos circulares penteando todo o cabelo para trás. Esses movimentos criarão o efeito pompadour curvo.

Você usará os dedos para levantar o cabelo e pentear ainda mais. Tenha sempre fotos de inspiração (Pinterest) para saber onde você quer chegar e até onde você deve modelar.

Para quem quer um pompadour mais curto faça mais movimentos para trás que para cima.

Para um pompadour mais alto, use a escova para puxar o cabelo para cima e não para trás. Isso tudo com a ajuda do secador tá, que deve estar ligado no quente e quanto mais quente, mais volume.

Terceiro passo:

Você deve botar o secador na opção jato frio, que não serve apenas para amenizar o calor em dias quentes. O jato frio, na verdade, sela a cutícula do cabelo. Logo, quando você achar seu penteado está perfeito, já é hora de usar o jato frio para finalizar o penteado.

Use o bocal do secador (que igual a boca de um aspirador de pó) para direcionar o fluxo de ar e deixar a modelagem mais precisa. Finalize com um bom fixador, de sua escolha.

pompadour

E aí pronto para deixar o topetão? Para investir no pompadour? Ótima dica de penteado para quem está procurando um cabelo estiloso para 2021.






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.