O blazer é usado em looks mais casuais, sendo seu tecido e padronagem diferentes das calças a serem usadas com ele. Já o paletó possui padronagem e tecido iguais da calças, sendo uma peça mais formal e parte integrante de costumes (paletó e calça) e ternos (paletó, calça e colete).
Seguem algumas dicas dessa peça coringa que precisa estar presente no seu guarda-roupa.
Dicas de como escolher o blazer certo para você:
1 – Lapela: escolha de acordo com o seu tipo de corpo, independente da moda – peitos largos pedem lapelas largas ou médias e peitos magros lapelas finas.
2 – Manga: deve ultrapassar o ossinho do pulso, mas deixando o punho da camisa à mostra. A manga do blazer é mais curta do que a do paletó, lembre-se disso.
3 – Ombros: leve em consideração o seu encaixe no corpo, já que não pode ser ajustado.
4 – Comprimento: um pouco abaixo do bumbum é o ideal. No provador, os dedos (com as mãos fechadas) devem encostar levemente na barra. A barra do blazer é mais curto do que o paletó, principalmente em modelos mais esportivos.
5 – Silhueta: prefira modelos acinturados. O corte atrás deve ser levado em consideração. Quando o modelo tiver corte único central, ele não pode ficar aberto demais e se isso acontecer, mude de modelo, pois não é o apropriado para você.
6 – Abotoamento: o modelo de três botões alonga a silhueta e o de dois botões é mais casual, sendo mais apropriado para blazeres, e o modelo de um botão é ideal para os de lã, usados mais no inverno. Não se esqueça que o último botão deve ficar sempre desabotoado. O estilo jaquetão é uma aposta.
Para saber se o blazer é de qualidade, observe se não há dobras nas costas, se a costura central não forma um “S” e se o caimento atrás está uniforme, sem nenhum vinco ou dobra.
Na hora de escolher, prefira os de tecidos de fibras naturais.
E agora, quer algumas dicas de como usá-los? Então vamos lá!
1. Pode ser usado tanto com camisa e gravata quanto jeans e camiseta. Se escolher a primeira opção, prefira sapatos do tipo abotinados, nas cores preto e marrom. Já a segunda opção, fica melhor com botinas de camurça e coturnos no inverno e mocassim e tênis casuais no verão;
2. O blazer pode ser mais esportivo como os jeans e moletons. Não usar esses modelos no trabalho, somente seu ambiente permitir e você for jovem;
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
3. Se for escolher para ter apenas um blazer no seu guarda-roupa, prefira o clássico azul-marinho, porque é mais fácil de combinar com outras peças que você já tem;
4. Blazer e calça em tons próximos (blazer azul marinho e jeans de lavagem escura) alongam a silhueta, sendo bons para homens baixos, já conjuntos em tons contrastantes (como blazer azul-marinho e calça cáqui) “fatiam” a silhueta, sendo bons para homens altos e uma alternativa para os médios;
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.
5. Evite blazeres com botão dourado ou brasões bordados;
6. Quando o frio chegar, blazeres em lã xadrez ou veludo, com pulôver ou colete de lã, são excelentes alternativas;
7. Prefira lavar o blazer a seco, deixe tomando ar durante a noite depois de um dia de uso, e guarde-o com a capa que veio como proteção quando comprou. São ótimas dicas para a conservação dos seus blazeres.
Fonte: UOL Estilo
Texto de Ísis Miyaoka.
MPH sempre ownando com matérias ótimas e úteis! rumo às compras!
afinal, o inverno já está chegando!
Eu teria vergonha de publicar um texto que é uma cópia, inclusive de fotos, sem créditos, sem legendas, de um texto meu da coluna HORA H.
Se vcs gostaram tanto do texto, o correto é fazer um comentário geral e dar o link para o texto original e não fazer isso, que é de quinta categoria. Plágio é uma forma de roubo, sabiam???
Ricardo, tem um link: FONTE DE INSPIRAÇÃO. Da sua matéria. No fim do post!
Olá Ricardo,
Eu fiz um reescrição do que você escreveu, juntando todas informações.
A fonte é citada ao final do texto, com o link, inclusive.
Fica claro para qualquer leitor de ambos os sites a diferença entre nossos textos. Utilizei você por tê-lo como referência no assunto, mas como fui mal interpretada, não o farei novamente.
Qualquer dúvida, estou a sua disposição: [email protected]
Que frescura! A fonte tá no final meu filho!
Interessante a matéria. Só que achei um pouco conservadora as dicas. Em relação a manga as vezes o blazer acima do osso, contanto que não seja muito, pode dar um tom mais casual e rebelde e ainda ajustar a dobra das axilas (ao menos essa foi a minha experiência). Em realção ao comprimento a coisa funciona de maneira muito menos cartesiana como o citado. O engraçado é que enquanto as mulheres pensam em moda e em mudança, nós homens, quando se trata de vestuário, tudo é geralmente regulado por três regras: a regra do ‘quanto custa’, a regra do conforto e os dogmas do seu bisavô. O que acontece com a maioria dos homens? Mal sabe dar um nó simples na gravata, acha que a meia sempre tem que ser da cor do sapato e outras bizarrices a mais. A moda masculina também se reinventa e essa história de ‘ambiente de trabalho não permite’ é papo furado. Ninguém vai te demitir porque você usou um terno mais despojado (só não exagerar e aparecer com um terno rosa choque). O máximo que vai rolar são umas gozações e um puxão de orelha… Já que o dono do texto original reclamou os direitos autorais fica a minha dica pra vocês: deêm uma olhada no estilista inglês Paul Smith http://www.paulsmith.co.uk e vejam o trabalho do cara. Abraços e parabéns pelo blog.
Oi Gyancarlo,
Vou dar uma olhadinha sim!
Obrigada pela dica!
Qual seria um tecido confortável a um blazer para climas mais quentes?
qual a diferença entre palito e blazer ? eu ainda nao sei muito bem =/
Ricardo Oliveros seu ignorante a moça citou a bosta do seu link no final do texto…prefiro ler o MPH do que seu blog!
O que vocês acham de usar blazer na balada?
E quais seriam os lugares apropriados?balada aberta ou fechada?
o meu é azul marinho
eu tenho 21 anos
que marca comprar??
Combina blazer azul marinho quadriculado com que calça? caqui, pode!? e sapato marrom c/ cadaço?.
ESSES MODELOS SAO HORRIVELLLLLLL.TIRA ISSO DAIIII.