Cicatriz: Quais os tipos e como cuidar da sua

Cicatriz popularmente falando é aquela marca formada em virtude de uma lesão. Queimaduras, cirurgias ou cicatrizes de acne. Toda cicatriz contém uma história e é, consequência, do reparo da nossa pele, resiliência da coitada.

Lembrando que alguns procedimentos como lasers e peelings, muito agressivos, também podem causar cicatrizes. Pessoas negras e asiáticas possuem propensão a cicatrizes mais marcadas ou hiper pigmentadas.

Tipos de cicatrizes

Há basicamente 3 tipos de cicatrizes: lineares (em virtude de cortes), cicatrizes rasas e que parecem buracos, formadas pela acne, e cicatrizes elevadas (hipertróficas), que podem ser tornar queloides (mais espessas e elevadas que cicatrizes hipertróficas).

Fiquei até com uma marca aqui só de saber.

Consigo eliminar uma cicatriz?

A resposta é NÃO. Porém você pode melhorar a aparência dela. A intenção é deixar a cicatriz mais imperceptível o possível, ou seja, atenua-la ao máximo.

Como cuidar?

Saiba que a sua rotina skincare pode ser primordial para amenizar a aparência das suas cicatrizes. A recuperação da pele depende de uma hidratação caprichada, pois a pele bem hidratada acelera o processo de cicatrização, o que previne, na realidade, a formação de cicatrizes, sendo que a melhor maneira de se começar a cuidar das cicatrizes é precocemente, ou seja, desde o início.

O ideal também é buscar cremes como ativos anti-inflamatórios e calmantes a fim de melhorar o processo de cicatrização e diminuir a inflamação. No rosto, recomenda-se o uso de resinoides, como o ácido retinóico, para dar mais firmeza à pele.

Sol, nem pensar:

Um sol para cada um, menos para mim. Durante o processo de cicatrização, deve se evitar a exposição ao sol, já que, a exposição aos raios UV retarda a cicatrização das feridas e aumenta as chances de hiperpigmentação.

Fuja do sol. Se não der, protetor solar.

Como Tratar?

Cada tipo de cicatriz tem um tratamento específico. As de acne, que são aquelas que parecem, buracos (atróficas), podem ser preenchidas com gordura ou ácido hialurônico. Já nas cicatrizes salientes (hipertróficas), podem ser usados tratamentos abrasivos. E, no caso de queloides, recomenda-se tratamentos com corticoides.

E aí ficaram marcados por esse texto?

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 857

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados