cuidando-da-beleza-masculina

Muito se fala em procedimentos estéticos. Botox, preenchimentos e cirurgias plásticas que, aliás, cada vez mais estão em alta ENTRE OS HOMENS, mas por que não envelhecermos com saúde, cuidando do nosso corpo e retardando os efeitos do tempo?

Quem não queria pular na fonte da juventude e ficar xóvemmm para sempre?

Pois é, grande parte do retardamento do nosso envelhecimento é controlado pela nossa rotina, pelo que comemos, se praticamos atividades físicas ou não. E onde a gente sente isso primeiro? Óbvio que na pele.
Por isso, estamos aqui hoje para falar dos principais nutrientes que retardam seu envelhecimento e de combo vão também cabelo e unhas. Sabemos que muitos homens sofrem com a questão dos cabelos. Unhas são coisas mais para mulheres né. Enfim, vamos tratar de tudo, use o que for melhor para ti.

Antes de dar o start por aqui, vamos precisar de apoio. Por isso, vamos contar com a ajuda da Drª Caroline Daniele. E, desde já, lembramos que se alimentar de forma saudável é a forma mais enriquecedora de você se nutrir e receber os nutrientes que se organismo precisa. A suplementação é quando a alimentação não está dando conta. Ok?

Hummm… Outra coisa. Cada corpo, um corpo. Cada corpo, necessidades diferentes. Suplementação diferente. O ideal mesmo antes de iniciar a suplementação é consultar um nutricionista.

Enfim… Tá a fim de dar um tapa na saúde e na beleza da sua pele, do seu cabelo e unhas? Vamos te ajudar, dando uma palhinha dos melhores suplementos e para que servem. Um combo com colágeno, biotina, ácido hialurônico, vitamina C, óleo de semente uva, silício, betacaroteno, ômega 3 e zinco. E também alguns nutracêuticos que auxiliam na fotoproteção e probióticos que auxiliam em casos de dermatite.

suplementos

Agora é com a Drª. Caroline, quem eu posso chamar de Carol, pois é minha amiga desde sempre.

Primeiramente ela nos explica que os suplementos podem ser apresentar de diversas formas, como pó, líquido, gel, barra, cápsulas ou tabletes. E basicamente eles servem para compensar as necessidades nutricionais de forma específica, ou seja, compensar o que falta.

Ressalta, ainda, a Drª que os suplementos voltados para a parte de estética ou beleza têm grande procura, pois é grande o número de pessoas que querem melhorar o aspecto da pele e reforçar crescimento de unhas e/ou cabelo. Por isso, nós lhe daremos algumas dicas de suplementos para dar um UP na sua pele, cabelo e unhas:

Colágeno

Começamos com o mais popular e também aquele que gera mais controvérsias em termos de eficácia.
Certo é que o colágeno é uma proteína de rápida absorção, que contribui para resistência e elasticidade da pele, além da saúde das unhas e cabelos e estruturas articulares. A partir dos 25 anos, cai 1% a produção de colágeno ano a ano, logo a suplementação é primordial.

A Drª nos explica que o mercado é vasto em termos de colágenos, mas o hidrolisado ou tipo e o Verisol são os melhores para quem está buscando melhorias nos aspectos da pele, aliados a uma ingestão adequada de proteínas e ingeridos em horários específicos. O que a ciência nos traz é uma melhor absorção de peptídeos de colágeno duas horas distantes de uma ingestão de proteína na alimentação. Os estudos sugerem também que essa melhor absorção pode ser favorecida no período da manhã ou à noite antes de deitar.

Biotina

A Biotina, que é conhecida também como vitamina B7, é uma vitamina produzida por bactérias no intestino. Ela atua no metabolismo de gorduras, proteínas e carboidratos, sendo essencial para manter pele, unha e cabelos saudáveis por favorecer a produção de queratina. Auxilia ainda no tratamento da acne e alopécia.

Ácido Hialurônico

Também é produzido pelo nosso corpo. Ele serve para sustentação, preenchimento e hidratação da nossa pele. Porém, com o passar do tempo e o avanço da idade, sua produção vai diminuindo, daí a necessidade de suplementação.

A suplementação ajuda a diminuir rugas, aumentar a conservação e elasticidade da pele, auxilia na prevenção do envelhecimento celular e melhora a maciez da pele pois ajuda a manter a sustentação da pele e é considerado um hidratante natural da pele.

Vitamina C

A Vitamina C possui muitas funções (como a melhoria do sistema imunológico), mas aqui sua principal função é melhorar a pele, agindo como antioxidante, combatendo os radicais livres e, com isso, retardando o envelhecimento precoce.

Óleo de semente de uva

Ele é fonte de ácido linoleico, ácido palmítico e alfa-tocoferol, que são responsáveis pela regeneração e manutenção do tecido cutâneo, ajudando na revitalização, elasticidade da pele. Reduz inchaços e edemas, pois, melhora a circulação periférica. Alguns homens possuem celulite, logo fica a dica aqui também pois auxilia na diminuição desses furinhos indesejados.

Silício

O Silício é um mineral que contribui para a saúde e estrutura da pele, unhas e cabelos. Como assim? Ele regula o metabolismo de muitos tecidos, auxiliando na produção de colágeno tipo I, elastina e queratina. Além de prevenir o envelhecimento precoce. Vale salientar que os estudos nos trazem melhor biodisponibilidade (aproveitamento) quando o sílicio é estabilizado em colina temos melhores resultados.

Betacaroteno

Betacaroteno é um pigmento existente em muitos alimentos e no nosso organismo ele é responsável por preservar o colágeno, contribuindo para o aumento da tonicidade e elasticidade da pele devido a sua ação antioxidante que ajuda a proteger as células dos efeitos nocivos dos radicais livres.

Além disso, ajuda na formação de melanina, que protege a pele contra a radiação solar e ao mesmo tempo promove um bronzeado mais uniforme. Apenas cuidado ao seu consumo em excesso que poderá provocar um tom alaranjado na pele, que é conhecida como carotenemia, que é inofensiva e volta ao normal com a redução do consumo desses alimentos, mas há essa mudança de coloração se consumido em excesso.

Ômega 3

O Ômega 3 é aquele suplemento que possui várias funções (como melhorar a memória) e devido seu efeito anti-inflamatório melhora o aspecto da pele (diminuição de rugas e melhora do tônus), principalmente para quem tem celulite, lembrando que não são apenas mulheres que possuem celulite. Possui também participação na oxidação de gordura corporal, melhora da circulação sanguínea e melhoria do desempenho esportivo. Aqui ainda devido seu alto potencial anti-inflamatório, é um ótimo aliado para proteção da pele, auxiliando no combate dos raios UV.

Zinco

O zinco também é um mineral importante em muitas reações químicas, além de ser anti-inflamatório e importante na síntese de proteínas. Melhora o aspecto das unhas e seus efeitos na pele são diversos, como a ação cicatrizante, ajuda na formação de células na pele além de influenciar na diminuição da produção de sebo das glândulas sebáceas. Também auxilia no tratamento de queda de cabelos.

Nutracêuticos que auxiliam no fotoenvelhecimento

Alguns ativos vêm sendo estudados no meio científico por auxiliar a proteger o organismo contra danos externos, como o fotoenvelhecimento. Entre essas substâncias podemos destacar a luteína, o resveratrol, fosfolipídeos de caviar, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e diminui os danos de fatores como cigarro e estresse ao DNA das células. Vale salientar que apesar de agregarem proteção à pele, eles não substituem, de forma alguma, o uso de protetor solar.

Probióticos

Há tempos os probióticos são recomendados para impulsionar a saúde, porém temos algumas cepas (conjunto de bactérias semelhantes) que agem melhorando o microbioma cutâneo, eles também estimulam a produção de antibióticos naturais, ácido hialurônico, ácido lático e ceramidas na pele, além da proteção contra micro-organismos causadores de doenças cutâneas e no auxilio a tratamento de dermatites diversas.

xadrez-homem-look

Esperamos tê-los ajudado a esclarecer algumas dúvidas sobre suplementos, mas reiteramos o que dissemos no começo. Nada como uma boa alimentação e uma consulta no nutricionista, pois embora esses suplementos não precisem de receita, o profissional indicará aquele mais indicado para o seu organismo, as quantidades necessárias para cada objetivo e o que terá melhor aproveitamento para ti.






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.