Moda e Luxo são sinônimos?

Antes de respondermos a qualquer indagação temos que entender o que é moda e o que é luxo.

O professor de história da moda, João Braga, recentemente em seu Instagram conceituou o que seria moda. Segundo o membro da academia de moda, a palavra significa o gosto que esteja em vigência em um determinado período de tempo. Logo, a palavra moda não se refere apenas à roupa, mas sim tudo aquilo que transitoriamente se esteja usando ou esteja em alta, seja ele, um tipo de som, uma comida ou um destino de viagem etc.

Já luxo segundo o dicionário significa: 1) Maneira de viver caracterizada pelo gosto do fausto e desejo de ostentação, por despesas excessivas, pela procura de comodidades caras e supérfluas; 2) Qualquer bem, objeto caro que origina despesas supérfluas, ou seja, luxo sempre esteve associado a dinheiro, riqueza, poder, ostentação bem como ao singular, único e escasso.

Obviamente que qualquer pessoa responderia que moda não é sinônimo de luxo. Embora, muitas marcas, grifes e principalmente à alta costura queiram nos confundir, de uma forma que passamos a entender a moda como significado de luxo. Moda é linguagem, expressão, inclusão, design, criação e criatividade, ao passo que, o luxo está ligado ao valor, ao material, ao restrito e ao escasso.

Porém, com a era dos influenciadores, cada vez mais, ao lado das marcas têm buscado passar a ideia de “eu uso a marca x, ou o logo z ou possuiu tantos tênis e x bolsas. Logo, estou na moda ou faço parte da moda.”

E moda não é nada disso. Moda é cultura, arte, linguagem, que pode estar inserida nessas peças, mas nem sempre só porque são de marca estão na moda ou são da moda. Tem muita peça cara fora de moda, que ainda não contribui com o meio ambiente. Que custa caro e vale pouco. Que não dá as mínimas condições de trabalho aos seus funcionários. Que é gritante. Que é feia. Que o material é ruim. E assim vai…

Moda é expressão cultural e artística e não um lifestyle de luxo, que alimenta o desejo  e o consumo. Por isso, não caímos na cilada que a geração pós-moderna, os Gen Z estão criando de quanto custa o seu look? Criando a falsa noção e concepção de moda e luxo como sinônimos.

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 856

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados