Não sei se é impressão minha, mas parece que muitas marcas que vinham apoiando o Orgulho LGBTQIA+ nesse ano em específico sumiram, ou melhor, não fizeram coleções colaborativas (corrijam-me se eu estiver errado!). Talvez pela pandemia ou talvez porque não é interessante não é mesmo? O pink money nesse momento não tem tanto valor com as pessoas dentro de casa, sem comprar produtos de vestuário. Pronto, falei!
Pois é, ano passado tivemos collabs incríveis que desfilavam por aí com as bandeiras do arco-íris ou que celebravam o amor nas suas mais diversas formas e esse ano com o mercado da moda em recessão, as marcas sumiram. Estamos de olho, viu gente?
Bom, nesse dia 28 de junho, dia da celebração do orgulho gay em todo mundo, vamos falar daquelas que ainda continuam apoiando o movimento gay mesmo em tempos de pandemia. Não são muitas é claro, mas são o bastante para mostrar que estamos vivos, amamos e queremos ser felizes.
HAVAIANAS
Meu, que notícia boa, a Havaianas além de lançar uma coleção para a população LGBTQIA+ nesse mês que marca o orgulho da população gay mundial, vai reverter parte das vendas da linha gliter para a All Out, organização com atuação local e global que defende os direitos de pessoas LGBTQIA+ por meio de ONGs.
Que notícia mais boa e maravilhosa. muito bom saber que há marcas que não nos usam apenas para vender, mas sim que se preocupam com aqueles que realmente precisam dentro da comunidade.
E pasmem não são só chinelinhos ou sandalinhas que a marca está fazendo. Na real, são mais de 20 itens, como bolsas, brincos e roupas.
RIACHUELO
A Riachuelo fez uma coleção para celebrar o amor, intitulada Celebre a Diversidade #doseujeito com todas as cores e para todxs. A coleção é dividida em acessórios (tênis, meias, viseiras etc.), personagens (como o Mickey Mouse), moda praia (maiôs, shorts sungas) e moda fitness (regatas e shorts). Achei muito bacana terem sido feitas vários tipos de peças, em diferentes segmentos e não apenas uma só. Riachuelo realmente vestiu a causa e está de parabéns.
NIKE
A Nike foi além e incorporou o símbolo do arco-íris no seu logo e criou uma coleção de tênis comemorativos chamada Be True. A coleção possui ícones da marca (Air Force 1, o Air Max 2090 e o Nike ACG Air Deschutz) reformulados e adaptados para celebrar o orgulho gay. E para provar também que isso não é só pink money, 10% da venda dos produtos da coleção no site serão revertidos para a instituição Casa Florescer, que apoia mulheres travestis e transexuais.
C&A
A C&A também não se esqueceu de nós e trouxe diversas peças com o arco-íris estampado (camisetas, bodies, bolsas, bonés e muito mais). A coleção está bem incrível e diversificada. Curti muito!
PUMA
A Puma também trouxe uma coleção PRIDE, toda inspirada no arco-íris e no amor. E o mais bacana é que 20% dos lucros provenientes dessa coleção (que podem chegar ao máximo de $250.000) serão destinados à “The Cara Delevigne Foundation” que dá suporte a instituições de apoio às causa LGBTQ+.
E aí o que acharam das coleções e das propostas das marcas? Teriam mais alguma para me sugerir? Esqueci alguma coleção da hora sobre o orgulho LGBT?
Antes de encerrar eu gostaria de deixar um recado aqui. Nós, do Moda para Homens, já sofremos preconceito inverso da população LGBT, muitas vezes não querendo participar de matérias só porque o blog se chama Moda para Homens, mas produzimos conteúdos para todxs e, apesar do Gui ser hétero, eu sou gay e, você interessex, bi ou trans etc. não se sinta jamais excluído por um conteúdo nosso, pois lembrem-se roupas não têm sexo. E viva o amor. Viva esse dia especial. Viva todas as conquistas do mundo gay.
O problema da riachuelo é que seus proprietários bancam parte da bancada homofóbica além do proprietário da Nike no BRASIL.