plus size1

Uma das principais funções do personal stylist é ajudar o seu cliente a adequar cores, padronagens, estampas e texturas ao seu biótipo físico. Peças aumentam ou diminuem medidas, engordam ou emagrecem e favorecem ou não a sua estrutura (o seu biótipo).

Antes de adentrar ao assunto, saiba você, gordo ou magro, alto ou baixo, negro ou branco, que nós somos a favor de você usar o que bem entender. Seja livre, use o que desejar, mas se lembre de uma coisa: ninguém se veste para ficar feio ou não estar bem na peça que veste. Por isso, sem preconceitos, vamos prestar atenção em nós, conhecer o nosso corpo e utilizar a moda como ponto de favorecimento.

Isso não significa que você terá que se privar de usar certas peças, certas cores ou estampas. Mas, uma ajustada aqui, uma sobreposição ali ou chamar a atenção para outra região do corpo, fazem toda a diferença.

Então para quem vive de moda ‘plus size’, é hora de pegar tudo que está bombando na moda e jogar tudo no corpo, fazendo as devidas adequações.

Militarismo

A principal tendência de moda masculina dos últimos anos e que, aliás, está difícil de cair fora, o militarismo. Não tem como escapar dele, então vamos adequá-lo ao nosso perfil.

Não podemos nos esquecer de que militarismo engloba muito mais que o camuflado. É a estampa, são as cores (areia, marrom e verde oliva) e também peças como casacos, coturnos e sobretudos.

Porém é óbvio que a grande dificuldade fica por conta sim da estampa camuflada.

Qualquer estampa volta toda a atenção para a região onde ela é posta. Logo, primeiro passo para quem está acima do peso é usar um camuflado mais discreto. O camuflado ganhou muitas variações nos últimos nos e tem alguns muito chamativos. Então, legal é botar um camuflado em uma versão mais leve com tons mais claros e neutros, como areia, verde oliva mais claro e marrom mais desbotado.

Outra opção seria voltar o olhar para partes distantes da barriga (supostamente a região que mais incomoda).

Aposte em calças, shorts ou acessórios misturando-as a peças neutras.

Estampa (floral)

camisa-floral-plus-size

Gente, estampa nunca sai de moda, o que muda é apenas a padronagem. Uma hora é flor. Outra é animal print. Depois vem não sei o que mais… Logo já sai fora. Mas sempre nós vamos ter aí uma estampa que é tendência. E estampa geralmente é problema pois chama a atenção para certas regiões.

O camuflado é uma estampa. Nesse verão, as apostas do ‘cool hunters’ giram em torno do floral. E aqui não tem como usar as mesmas regras do camuflado porque o “must have” da estação são as camisas florais. Nem por isso você vai se privar de usar camisa floral só porque dá destaque ao tronco.

Então vamos usar técnicas para alongar o tronco e diminuir medidas.

Tudo que leva o olhar de cima para baixo faz com que a silhueta pareça mais alongada, logo, usar camisas com botões na vertical faz com que você pareça mais alongado e mais magro.

Usar cores escuras, principalmente o preto, diminuem medidas. Logo, o fundo escuro da camisa ajuda a melhorar o aspecto visual. Mas nada impede de usar cores mais vivas.

Outra dica é usá-la como sobreposição (sendo a terceira peça) em cima de uma camiseta. A técnica ajuda a dar uma alinhada no visual, principalmente “escondendo” as curvas laterais.

Listras 

plus-size-listra-vertical

Segue a velha máxima das listras verticais que aumentam o comprimento do top. Ah, listras finas ou listras nos detalhes das peças também ajudam na aparência. Tente evitar listras na região que mais te incomoda.

Listras na horizontal não dão, pois você ficará parecendo ainda maior.

Aposte nos acessórios se tiver medo de errar.

Calça Jogger

jogger-look-man

A calça jogger aumenta o volume na região das coxas e, se elas forem seu problema, aposte em um material mais elástico como o moletom, pois ele pode se adaptar melhor ao seu biótipo. Preste muita atenção nas medidas da peça para não aumentar ainda as suas medidas.

Tenha sempre a ajuda de uma boa costureira para ajustar a peça, deixando-a ideal.

O mais importante para nós é que você esteja feliz consigo, independente do que os outros pensem. Mais ainda, que nunca se prive de usar algo por padrões impostos pela sociedade. Lembre-se, as dicas são apenas formas de melhorar o aspecto visual e que podem te ajudar muito. E espero que elas tenham te ajudado!

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.