Dicas importantes para você que quer ter uma barba de responsa

Barba

Não é de hoje que as barbas ditam moda e chamam atenção por onde passam. É certo que nas décadas de 40/50 e 80/90, não eram muito bem vistas. Para alguns, aparentava desleixo e até mesmo sujeira (visão mais militarizada). Entretanto, como a moda é cíclica, nas décadas de 60/70 e, retornando agora no século XXI, a barba está com tudo. Surgiram até alguns movimentos de apoio ao cultivo da barba.

No instagram, por exemplo, existem milhões de postagens relacionadas as barbas, basta procurar por hashtags como “#beardculture , #beardsofinstagram , #facialhair ,#beardnation, etc”.

Todavia, você que decidiu aderir ao movimento, precisa tomar alguns cuidados. Afinal, a barba, assim como seu cabelo e pele, se não possuírem tratamento correto, ao invés de um atrativo, pode se tornar um repulsor.

barbas

1) Decisão

Alguns dizem que você precisa escolher o tipo certo de barba para o seu rosto. Eu discordo.
Primeiramente, barba não é um par de óculos. Barbas, assim como cortes de cabelos, são únicas. Elas remetem ao cuidado que o dono tem com ela. Assim como cada pintor tem um traço, cada barba tem suas características. Logo, cresce como quiser. Ah… Bom senso também é algo único. Uma pessoa falar que está estranho, é comum. Nem todo mundo gosta de barba. Mas, se cem pessoas disserem, é melhor correr pro espelho e ver o que está acontecendo.

2) Crescimento

Tenho a barba cheia, sem falhas, exceto por uma cicatriz abaixo do queixo que consegui aos cinco anos enquanto corria na chuva (não seria uma cicatriz se não tivessem pintado a calçada com tinta esmalte, mas…). Porém, nem todos possuem essa sorte (da barba, não da tinta esmalte). Algumas pessoas possuem “buracos” na barba, ou, a barba simplesmente não cresce. Existem algumas formas de driblar esse problema – eu aconselho que procurem um dermatologista em qualquer uma delas, afinal, sou apenas o escritor.

Uma alternativa que tem feito muito sucesso, é o implante de barba. Isso mesmo, implante. Tanto é que, em 2014 o número de implantes no Brasil, triplicou.

Já que o implante é caro, uma alternativa é o uso de medicamentos. Existem alguns estudos e aconselhamentos médicos quanto ao Minoxidil, todavia lembrem-se de que é necessário consultar um dermatologista antes de usar algo do tipo.

E… não… Se barbear constantemente não fará a sua barba nascer nessas falhas, apenas machucará a sua pele.

3) Cuidado

O cuidado com a barba é imprescindível. Deixar isso de lado pode acarretar em espinhas, escamação da pele, entre outros. Dado o aumento da oleosidade.

Logo, o cuidado começa no banho. O ideal é usar sabonete neutro todos os dias, a fim de eliminar a oleosidade da pele. E, condicionador três vezes por semana (mais do que isso, aumenta a oleosidade, também).

Após secar, antes de ir pra rua, é aconselhável usar algum tipo de óleo pra barba. Eu sei que parece paradoxal falar tanto sobre oleosidade e aconselhar o uso de óleo. Mas, o óleo é para a barba e, o mesmo tem a função de hidratar e reconstruir os fios. Os beard balms também são aconselhados. Ambos, ajudam também a diminuir o friz, que acontece muito quando a barba começa a passar de um certo comprimento.

Óleo para barba

Outro ponto é o pentear. Barba, assim como cabelo, não pode ter medo de pente. O pentear diário, dá formato aos fios e, elimina sujeiras que podem vir com o vento. O aconselhável, é o uso de pentes de madeira (que podem ser comprados em qualquer perfumaria), posto que ao contrário dos pentes de plástico, estes não criam energia estática e, não ‘frizam’ a barba.

Pente de madeira

4) Gandalf

Sim, você pode ter a barba do Gandalf, o que não significa que ela não deve ser aparada.

Gandalf

Aparar não significa manter a barba curta, mas manter a barba no corte correto.

Mesmo o Gandalf possui uma linha que limita o fim da pele e o início da magnífica barba. Logo, é necessário limitá-la. Não existe homem neste mundo que a tenha naturalmente.

A melhor ferramenta para tal, é a boa e velha navalha. Barbeadores são difíceis de manusear e não fazem um trabalho muito bom. Caso não consiga fazer sozinho, peça ajuda ou vá à um barbeiro.

Pronto. Você já está pronto para desfilar com sua magnífica barba pela rua. Porém lembre-se, não é porque você tem barba que é homem. Como diz uma das piadas das redes sociais: “O que te faz um homem de verdade é o seu caráter. A barba é simplesmente o ponto de exclamação.”

Escrito por Abiezer Lopes. Do mercado publicitário, vendedor por essência, escritor por pressão, apaixonado por brechós, sebos e gente bem vestida!

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1257

8 comentários em “Dicas importantes para você que quer ter uma barba de responsa

  1. Ótimo artigo, Albiezer!
    Essa tendência “lumbersexual” já faz sucesso no exterior, principalmente nos países mais frios, mas muitos brasileiros já estão aderindo o visual barbudo.
    Abraço,

  2. Muito bacana! Só fiquei com uma dúvida, esse óleo para a barba seria um “óleo pré-barba”? Porque foi a única coisa que eu encontrei procurando pela internet.

    1. Holden,
      A L’Occitane tem um óleo pre-shaving, de madeira de cade (que nada mais é que o junípero, tão comum nos jardins e parques aqui do RS). Apesar da fragância deliciosa, é beeeeeem forte. Mas ele pode ser usado como óleo de barba. O segredo é o mesmo tanto para usá-lo como quem vai se barbear, como quem quer usá-lo como óleo de barba mesmo: uma gota na palma das mãos, já devidamente molhadas. Até porque o preço (R$ 130,00) de um frasco de 30ml impede o uso indiscriminado. Além disso, o site sobrebarba.com tem inúmeras opções, bem mais baratas e adequadas aos mais diferentes tipos de barba e de pele.

  3. Guilherme, como fez pra “driblar” o problema com a cicatriz? Tenho uma também no queixo e é muito ruim, pois nesse ponto não cresce barba alguma. No seu caso, como contornou esse problema?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
COMO PASSAR CAMISA DE FORMA CORRETA DICAS PRA QUEM TEM CABELO OLEOSO Vai correr? Descubra seu tipo de pisada! COMO SE VESTIR DE ACORDO COM SEU CORPO O Mullet Masculino voltou!