As bitucas de cigarro são um problema em todo o planeta. Isso porque muitos fumantes têm o costume de jogá-las, sem conflito, nas ruas… E vale lembrar que o filtro de cigarro deixado na natureza leva cerca de 12 anos para decomposição.
Pensando nisso, um coletivo francês chamado TchaoMegot lançou um projeto que tem como objetivo transformar bitucas de cigarro em peças de roupa!
Eles desenvolveram um método para despoluir os filtros e reutilizá-los. O material tratado vira um tecido que é usado na confecção de roupas. Eles já lançaram um modelo de colete (doudoune) feito 100% de bitucas “recicladas”:
O coletivo também trabalha na coleta das bitucas, espalhando lixeiras apropriadas e recolhendo o material posteriormente. Além de fazerem campanhas de incentivo para o descarte correto das bitucas e da importância da reciclagem de todos tipos de materiais.
Precisamos de um coletivo dessa estirpe por aqui também, o que acha?
Uma atitude e tanto!
Boa semana!
O JOVEM JORNALISTA está em Hiatus de verão de 18 de janeiro à 04 de março, mas comentaremos nos blogs amigos nesse período! Mesmo em Hiatus, o blog tem um post novo. Não deixe de conferir!
Até mais, Emerson Garcia