cottagecor

Nos últimos meses, a sua tela de celular ficou um pouco diferente… Talvez você tenha notado, talvez não. A COVID-19 aumentou a procura por um tipo de lifestyle específico, o chamado cottagecore. Mas o que seria isso?

Cottagecore, do inglês cottage – cabana e core – núcleo. Essa mesma tendência de lifestyle, que reflete na moda, é chamada de countrycore ou farmcore.

Só pela denominação já dá para ter uma noção do que vem por aí (pelo menos eu acho né).

cottage-core

O cottagecore é um estilo de vida que busca o simples, uma vida no campo, bucólica e nostálgica. Mas teria o cottagecore surgido com a pandemia? Não, ele já existe há pelo menos 3 anos e o que houve, na realidade, foi uma explosão com a pandemia desse lifestyle em redes sociais como TikTok, Tumblr e instagram. E, por ser uma tendência de lifestyle, influencia diretamente os setores de moda, beleza e design.

cottagecore-style

Funciona mais ou menos assim: as roupas possuem uma pegada meio vintage com tecidos leves, claros, pés descalços e cartela em tons de branco, areia, marrom, verde petróleo e marrom em tons suaves, opacos e antigos. As roupas são artesanais, feitas à mão ou de brechós. Na estamparia: florais, xadrezes e póas. É uma volta memo ao Romantismo do século XVIII se você parar para pensar.

aesthetic-cottagecore

É uma coisa bem campestre. Até parece que regredimos a filmes ou livros de época. Tudo isso em contraposição ao momento que estamos passando. Ao agito dos grandes centros urbanos.

Com a pandemia, além dessa vida no campo, foram incluídos novos valores à estética como sustentabilidade e preservação do meio ambiente, cuidados com os animais e cultivo do próprio alimento e a volta ao estilo downsizing, com vida simples, mas com mais qualidade, menos gastos e extremo contato com a natureza.

cottagecore-aesthetic

E aí? O que acharam da nova tendência? Bora viver uma vida bucólica no campo, plantando flores, andando descalço e fazendo o próprio pão?






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.