Cabelo Masculino: Descubra qual é o seu tipo de cabelo e aprenda a cuidar dele

Primeiramente precisamos saber quais são os tipos de cabelo. Há inúmeros tipos, mas, no geral, eles variam de acordo com textura (liso, ondulado, encaracolado e crespo), espessura (fino, médio ou grosso), cor (loiro, castanho, ruivo, preto e branco) e com química (tinturas e alisamentos).

Logo, o assunto de hoje vai fugir um pouco da nossa alçada. Então, tratamos logo de recorrer a uma expert no assunto, no caso a visagista Yáskara Niero, do salão Yáskara Corte Y Arte, formada nas melhores academias do Mundo.

E de um jeito simples, fácil e descomplicado você vai saber tudo sobre o seu tipo de cabelo e também como cuidar perfeitamente dele!

E saiba você que cuidar vai muito além de uma simples lavagem e um corte bem feito.

Bom, acima nós demos uma palhinha dos tipos de cabelo e agora avante às explicações.

Cabelos masculinos lisos.

Os cabelos lisos são aqueles que são retos, que não possuem quaisquer ondulações. No geral, são mais finos e organizados. Eles são subdivididos em categorias assim como os demais tipos. Mas, eles são os primeiros das categorias, sendo os de número 1. E dentro das numerações, ele ainda se dividem em A, B e C.

Os cabelos 1A são bem retos (sem nenhuma ondulação) e muito finos. Já os cabelos 1B possuem espessura média. E, por fim, os cabelos 1C embora lisos, apresentam tanto textura quanto espessura mais grossas.

Como cuidar:

Embora os cabelos lisos sejam os mais fáceis de cuidar, eles são mais finos e fracos, precisando de proteção contra agentes externos (como sol e vento). Além disso, possuem menos volume e mais tendência a oleosidade, por isso o ideal é lavá-lo diariamente.

Para fixação recomenda-se o uso de produtos como pomadas, géis e fixadores com alto poder de fixação.

Cabelos masculinos ondulados

Os cabelos ondulados são os de numeração 2. Eles não são nem lisos nem cacheados. Literalmente apresentam ondulações sem formarem cachos. Apresentam-se mais grossos e com mais volume que os cabelos lisos.

Como vantagem são mais fáceis de modelar que os cabelos lisos. Mas, em contrapartida, são mais secos.

Os cabelos 2A possuem ondas leves, quase imperceptíveis. Nos cabelos 2B as ondas ficam mais perceptíveis e a textura se torna mediana. Por fim, os cabelos 2C possuem cachos bem abertos (um semi cachos porque não vira o cacho propriamente dito).

Como cuidar:

Os cabelos ondulados requerem mais atenção na hora da secagem. Preferencialmente devem ser secados de forma natural para evitar o frizz (que é o fato de os cabelos terem vida própria kkkk eles saem do lugar e fica em pé, ou seja, era uma vez cabelos alinhados).

Como já dissemos eles ficam mais ressecados, logo a hidratação é necessária, tanto para hidratar quanto para retirar o volume excessivo.

Cabelos masculinos cacheados (encaracolados)

Nesse tipo de cabelo os cacheados são definidos, abertos e com um pouco de frizz, sendo chamados de número 3. Assim como os cabelos lisos, são finos e frágeis.

Os cabelos 3A possuem cachos delimitados, mas abertos e soltos. Já os 3B contêm mechas definidas e espessas. Ao passo que os 3C são volumosos, grossos e fechados.

Como cuidar:

Recentemente descobriu-se que a melhor forma de cuidar dos cabelos cacheados é utilizando as técnicas No poo e low poo. No poo é remover totalmente o uso de xampus (o que não recomendamos muito). Já, a low poo é utilizar xampus sem sulfatos, petrolatos e silicones, isto é, a formulação.

O ideal aqui é lavar o cabelo um dia sim e outro não, já que os cabelos são ressecados cacheados são mais ressecados. A hidratação deve ser semanal.

Cabelos masculinos crespos

São muito fáceis de saber. Os fios crescem desde a raiz já bem espiralados. São os mais ressecados e os que possuem mais volume, necessitando de cuidados extras.

Os cabelos de número 4 (como são chamados) são formados por espiralação, cachos fechados e são mais opacos. Os cabelos 4A são esses dos cachos apertados e opacos. Já os 4B apresentam os fios tão espiralados a ponto de precisarem de cortes específicos. Por fim, os 4C são aqueles dos fios extremamente crespos, no formato ziguezague.

Como cuidar:

A hidratação é indispensável aqui. Por isso, pelo menos duas vezes por semana deve-se hidratar os fios. Para pentear busque pentes de madeira, do estilo garfo. Nunca use produtos que não sejam específicos para esse tipo cabelo. Chapinhas e secadores devem ser evitados.

Cabelos masculinos com química

Cabelo com química é aquele que não é mais virgem, pois já sofreu alguma processo químico como tintura, descoloração, platinados, alisamento, progressiva ou relaxamento.

Como cuidar:

Por ter passado por processos químicos, que geralmente são métodos agressivos, o cabelo precisa de hidratação, reconstrução e nutrição para que para dar saúde, vida e nutrição aos fios, devolvendo as vitaminas retiradas, garantindo brilho, maciez e saúde aos fios.

E aí, o que conseguiram identificar seu tipo de cabelo e como cuidar deles?

Seja qual for o seu tipo de cabelo, use xampus e condicionadores específicos para eles. Evite água quente, pois água quente resseca os fios. Mantenha a hidratação em dia. Escolha bons cabeleireiros que identifiquem cortes de cabelo ideais para o seu cabelo. Evite usar bonés com o cabelo úmido, pois eles podem causar caspa.

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 571

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
COMO CUIDAR DA PELE OLEOSA Looks Masculinos para Viajar de Avião 7 PERFUMES QUE ENLOUQUECEM AS MULHERES COMO USAR TERNO COM TÊNIS COMO PARECER MAIS ALTO