O ser humano é inquieto, curioso e insatisfeito. Isso é bom, pois desses questionamentos é que surgem híbridos, misturas e até novos elementos. Foi numa batedeira dessas que misturou uma peça mega hiper casual como o jeans com uma peça da clássica alfaiataria como o blazer.

Jeans com blazer foi o encontro que deu certo. É um mix que paira entre a formalidade e o casual, porém ao mesmo tempo é bacana, cool e ultramoderno.

Mas a gente sente que muita gente ainda derrapa na hora de usar esses elementos ou combiná-los ou ao escolher as ocasiões ideais para botá-los. Por isso, estamos aqui para ajudá-los a fazer isso de uma forma descomplicada, simples, estilosa e moderna.

Chega de blá blá e vamos logo ao que interessa.

Paletó é diferente de blazer

Falando assim parece simples e fácil. Todos sabem que paletó não é blazer.

Paletó faz parte do conjunto de um costume ou de um terno ao passo um blazer é uma peça vendida isoladamente. Tá, o fato de ser vendido isoladamente não muda nada. Claro que não.

Mas material, corte, aviamentos e modelagem tornam o blazer diferente do paletó.

Por isso, tenha cuidado ao optar por um paletó para combinar com jeans. Ele precisa ser bem ajustado e ter cortes mais modernos (2 botões ou 1). Se o seu paletó for desajustado, com a linha de ombro baixa e tudo mais, evite usar com jeans.

Qual o jeans ideal? 

Usando o bom senso chegamos a conclusão que blazer com jeans é uma combinação não tão formal, porém não na pegada fashionista ou de street style também.

Logo, devemos usar uma calça jeans condizente com o blazer. Preferencialmente nada de destroyed, resinas, aviamentos, aplicações, desbotamentos ou quaisquer outras coisas que retirem o ar sério da peça.

Não precisa ser um corte tão reto e simples como aquele jeans tradicional da Levi’s. O primeiro jeans existente, diga-se de passagem.

Atualmente uma modelagem slim é o “creme de la creme” da moda.

No quesito cor, você pode variar a seu gosto. 

blazer-jeans-look-men

Ocasião ideal.

Embora muitos achem que não tem ocasião ideal para usar blazer com jeans, tem sim. Aliás, tudo tem a sua ocasião. Então fica esperto!

A menos que você vá a uma festa, ao parque, ao cinema, ou seja, a ambientes que a vestimenta fica livre, você deverá se atentar ao dress code do local ou da ocasião.

Casamento pode? Pode desde que o casamento seja mais simples e informal. A regra é costume em casamento e ponto final. O convite deverá conter informações que te permitam descobrir se dá para usar em casamentos. Outras informações como local, data e horário também devem ser consideradas.

Trabalho pode? Depende. Fizemos um post específico só para falar de trabalho. Lembre-se de mirar um cargo acima do seu. A regra é essa.

E nos pés? 

Na realidade blazer com jeans abraça vários tipos de calçados, como tênis (nunca esportivo), botas mil e sapatos variados (podendo citar quase todos aqui).

O que você vai calçar dependerá muito da ocasião ou da formalidade que você quer alcançar.

Um converse, por exemplo, deixa todo o outfit mais descolado. Um coturno quebra um pouco a formalidade do blazer e dá um ar despojado. Já um Oxford deixaria o look bem mais alinhado e condizente com uma ocasião formal.

Blazer & Jeans

Está calor demais, posso substituir a calça por bermuda?

Embora meia dúzia torça o nariz e diga que não. Pode sim, a moda é livre e solta. Devemos nos atentar a algumas regras. Por isso, usemos um short de sarja ou algodão em cor única, cortes retos e simples.

Só não nos esqueçamos de algo. Bermuda com jeans é algo moderno e jovem, por isso nunca deixe de dar atenção ao ambiente e ao local de uso.

Nesse calor, muitas vezes já é difícil usar blazer, imagina blazer com jeans.

Então bora se arriscar no blazer com bermuda.

blazer2

Esperamos mais uma vez ter dado aquela clareada na mente de vocês. Demorou? Dúvidas e sugestões nos comentários, por favor. E até próxima!

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.