costume-azul

Está aí uma dúvida que paira sobre a mente de muitos cidadãos que almejam causar uma boa impressão no trabalho em que atuam ou aos que estão em cargos superiores ao dele ou ser destaque em relação aos demais indivíduos que ocupam o mesmo cargo que ele.

O segredo está na imagem pessoal que o indivíduo carrega dentro de si. A imagem pessoal está imbuída de uma série de valores e requisitos que vão além da vestimenta, como o modo de se portar, a linguagem corporal, o tom de voz e, por fim, a maneira de se vestir.

Pois bem, deixando de lado todos os demais atributos e focando apenas nos trajes, como devemos nós nos vestir para que sempre estejamos bem vestidos para o cargo que ocupamos?

A resposta é simples: Devemos nos vestir como se veste nosso superior ou imaginar como queremos estar daqui dois anos (pelo menos).

Por que utilizamos essa máxima como premissa?

Primeiro, toda empresa tem seu dress code e, por isso, não podemos nos vestir como os demais colegas que ocupam nosso cargo, pois senão seremos apenas mais um no meio de muitos. Um peixe no meio de um cardume não tem nenhum destaque.

Segundo, se nos vestirmos como um degrau abaixo isso repercutirá negativamente não só em relação ao nosso superior, mas também em relação aos colegas da mesma posição, pois estamos aquém até daqueles que ocupam a mesma posição que nós.

ColeteMasculino-Social

Logo, o ideal é mirar apenas um degrau acima do seu cargo. Mas por que só um degrau? Porque se você mirar 2 ou mais cargos acima que o seu, você corre o risco de estar vestido muito além do que o teu cargo exige, então poderá incorrer no overdressing.

O uso do bom-senso também ajuda. Logo, noções de biótipo físico, caimento, ocasião e momento também ajudam na hora de escolher a vestimenta ideal.

Não dá para ir de costume ao bar ou à praia ou trabalhar de chinelo e camiseta. Nem usar peças muito apertadas ou largas demais. O ajuste é sempre seu amigo.

social2

São noções básicas de sobrevivência bem simples, mas que muita gente não respeita ou sequer dá importância.

Restringimos todo o texto ao ambiente corporativo, mas que fique claro que vale para todos os ambientes.

meia-social

Nunca se esqueça de usar a vestimenta como um degrau. O Degrau que você quer atingir ou chegar, pois se seu desempenho profissional for à altura do seu dress code, em breve você chegará lá.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.