A escolha entre calistenia, treinamento funcional ou crossfit, vai depender do que você está procurando como atividade física, pois cada modalidade tem características e abordagens diferentes. Vamos entender as características de cada prática, seus benefícios e as observações para ajudar na escolha.
Para entender melhor o assunto falamos com o educador físico, Davi Ribessi de Moraes, Cref 114381-G/SP, que nos explicou detalhadamente as 3 modalidades com benefícios e observações.
1. Calistenia
A calistenia surgiu na Grécia Antiga e tem origem nas palavras gregas Kalos que significa beleza, e stenos, que significa força. Na época, era praticada por soldados para se prepararem para a guerra e manterem a forma física.
A calistenia é um sistema de exercícios que usa o peso corporal como resistência à gravidade, movimentos como flexões, barras, abdominais e agachamentos. Os treinos são conhecidos por se adequarem a qualquer ambiente.
Benefícios:
Aumento da flexibilidade e da mobilidade articular;
Aumento da resistência e equilíbrio;
Desenvolvimento da coordenação motora e maior consciência corporal.
Observações: As pessoas que vão iniciar nessa modalidade tem que observar o seu nível de força e a sua mobilidade articular perante os exercícios propostos, começando com os exercícios mais fáceis de realizar até chegar nos mais complexos, assim ganhando força e mobilidade conseguindo evoluir com segurança e respeitando os limites do seu corpo.
2. Treinamento Funcional
Michael Boyle foi um dos primeiros especialistas nas áreas de força e condicionamento, treinamento funcional e condicionamento físico geral. O treinamento funcional além de aperfeiçoar a postura e o equilíbrio propicia o condicionamento físico para que sejam alcançados padrões de movimento mais eficientes com ênfase no aprimoramento da capacidade funcional e no fortalecimento de toda a musculatura.
Um grande diferencial do funcional é que os treinos são dinâmicos e não se repetem na semana, para quem gosta de diversidade essa é a modalidade certa.
O Funcional trabalha movimentos do dia a dia como: agachar, correr, puxar, empurrar, pular e girar.
Benefícios
Fortalece o core (músculos do abdômen, lombar, pelve e o quadril) dando mais sustentação ao tronco e resguardando a coluna vertebral.
Auxilia no combate contra estresse, ansiedade e a depressão.
Melhora o condicionamento físico, corrige a postura e auxilia no emagrecimento
Observações: O Treinamento funcional é seguro para qualquer biótipo de pessoa, inclusive iniciantes, que tem os exercícios adaptados para a sua realidade.
Um profissional qualificado auxiliando e avaliando seus movimentos é de suma importância.
3. Crossfit
O crossfit foi criado na região da Califórnia pelo americano Greg Glassman. Logo, o ex-ginasta começou a desenvolver um novo método de treinamento que mistura exercícios de alta intensidade, com foco em desenvolver o condicionamento físico de uma forma geral. O crossfit intercala e reúne elementos de diversas outras modalidades, como corrida, levantamento de peso, ginástica, remo e calistenia.
Benefícios:
Melhora o condicionamento cardiovascular e fortalece o sistema imunológico;
Ganho de massa muscular e prevenção de lesões;
Relacionamento humano e interação social ( quem pratica sabe o quanto forma uma comunidade unida e forte para todos os momentos).
Observações: Um acompanhamento profissional que respeite as fases de treinamento e progressões, vão fazer que você tenha sucesso e segurança na modalidade Crossfit. Lembrando que tudo tem o seu tempo e hora de executar.
Qual a Melhor Modalidade?
A melhor modalidade é aquela que você se adaptou e goste de fazer, mantendo uma constância para que prossiga desempenhando e não desanime.
A calistenia é excelente para desenvolver consciência corporal e força, o treinamento funcional é para quem gosta de diversidade de exercícios trabalhando de forma geral a sua musculatura e o crossfit é ideal para quem busca um treino dinâmico de alta intensidade e goste de desafios.
Cada uma dessas práticas oferece benefícios únicos, mas é essencial buscar orientação profissional para realizar os exercícios de forma segura, respeitando os limites e características do seu corpo.