Bom, primeiro um papo reto sobre o que é a cirurgia bariátrica? A bariátrica, conhecida popularmente como redução de estômago é a redução do órgão (estômago), em virtude de sobrepeso, obesidade e, consequentemente, outras doenças, como hipertensão e diabetes.
Lembremos que, por questões genéticas, de má alimentação ou sedentarismo, mais de 50 % dos homens no Brasil são obesos. E a porcentagem de homens que realiza cirurgia bariátrica é de 30% (em relação ao total de pessoas que se submetem a cirurgia).
Dá para ver que apesar de muitas vezes com problemas de saúde, os homens se cuidam menos e se mantêm gordos, já que a maioria não realiza a cirurgia, ou pensa em se cuidar. Isso é uma questão séria!
Lembrando que há outras formas de emagrecer (dieta, exercícios etc.), sendo a bariátrica a última opção, mas muitas vezes eles não fazem nenhuma delas.
Para aqueles que não tiveram outra opção e tiveram de se submeter à cirurgia, vamos dar umas dicas né na hora de se vestir. Porque pensa bem: em um dia você é gordo, noutro magro. Duas situações bem diferentes.
Há aqueles que após a cirurgia conseguem já entrar na academia, ganhar massa magra e ficar musculoso. Raras exceções. A maioria, após a cirurgia, fica um pouco flácido e muitas vezes tem que retirar o excesso de pele que sobra com uma nova cirurgia estética. Enfim… Do gordo para o magro, a vestimenta vai mudar e nós te ajudaremos a enfrentar essa nova fase.
Como continuar se vestindo bem após a bariátrica?
Pense antes de desfazer tudo que você já tem:
Calma, não precisa sair doando, jogando fora ou fazendo bazar com as suas roupas da época da gostosura. Ajuste o que der. Óbvio que você não poderá ajustar todas as peças, mas muitas delas podem ser reaproveitadas nessa nova fase.
Vá até a costureira e verifique o que pode ser mexido e ajustado.
Caimento é tudo!
As pessoas, no geral, têm a falsa ideia que usar peças maiores esconde as imperfeições do corpo (tanto para quem é gordo quanto para é magro). Como estamos vindo de um biotipo gordo, provavelmente você se enganava com esse erro. Não faça isso, sendo magro ou gordo.
Geralmente, os caras pecam usando roupas muito largas e isso é errado. Até tentar esconder o excesso de pele, vá lá. Mas muito tecido não cai bem não. Apertado demais também não é legal. Não é porque emagreceu que tem que sair mostrando o shape novo por aí com roupas pequenas.
Explore a paleta de cores
Tão habituado ao preto básico, está na hora de mudar. Invista em novas cores. A paleta de cores está aí. É hora de usar e abusar das cores. Cores claras antes não permitidas, são muito bem-vindas agora.
Invista em estampas
Lembra das listras horizontais? Elas não ficavam bem quando vocês eram gordinhos, mas agora podem ser exploradas. Aliás, não só elas, mas outras estampas. A região que antes você queria evitar, agora podem e devem ser usadas.
Cores escuras nunca erram
Se você ainda não se sente seguro com o seu novo shape, opte por manter a cartela de cores escura. Cores escuras não têm erro, ficam bem em qualquer pessoa.
É importante pensar na roupa que vai vestir? Com toda certeza. Você já fez uma cirurgia para ficar bem e com roupas desajustadas não adiantará muita coisa. Por isso, com a cirurgia, já se prepare para trocar suas roupas e roupas adequadas para nova fase.