cuidando-do-corpoFoto de Alora Griffiths (Unsplash.com)

Começamos este texto respondendo logo de cara à pergunta do título. Sabe por que você deve começar 2021 investindo no seu corpo? A resposta é curta, direta e simples. Para você obter mais anos de vida! É isso mesmo. “Só” por isso.

Segundo o IBGE, 52% dos brasileiros com 18 anos ou mais têm ao menos uma doença crônica no país. Isso quer dizer que mais da metade da população é doente. As doenças com maior incidência são: hipertensão, que apareceu em primeiro lugar, seguida de problemas crônicos na coluna e depressão. O quarto lugar ficou com a diabetes. Você sabe o que todas essas doenças têm em comum? Elas poderiam ser evitadas ou controladas com exercícios físicos diários e bons hábitos alimentares. É isso mesmo, cuidar bem do seu corpo te dará uma qualidade de vida incrível e te levará a uma velhice saudável. Que tal dar um jeito nessa barriga de chopp que só tende a aumentar se você não fizer nada? Confira nossas dicas e saiba o que fazer para mudar de vez. Seu corpo agradece, MUITO!

Pratique atividade física

Que tal reduzir os riscos de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames? Comece a praticar diariamente exercícios. Busque algo que seja do seu interesse e não tenha medo de começar. Os benefícios são diversos, veja:

• Aumento da disposição. Chega de ficar pegando no sono no sofá enquanto assiste televisão.
• Reduz a perda de massa óssea e ajuda na queima de gorduras. Adeus barriguinha de chopp.
• Ajuda no equilíbrio da pressão arterial, além de controlar o colesterol e melhorar a circulação.
• Com atividades como correr, pedalar, nadar, por exemplo, você melhorará a sua capacidade cardiorrespiratória e a oxigenação do corpo. Além disso, desenvolverá a sua consciência corporal e o equilíbrio.
• Os exercícios com certeza lhe ajudarão na prevenção e controle do diabetes.

academia-treino-tenis

Beba muita água e reduza o máximo possível as comidas industrializadas.

O ideal é que você beba o equivalente a 35ml de água para cada quilo de peso do seu corpo. Ou seja, um homem de 100 quilos deve beber 3 litros e meio de água de por dia. Além de hidratar, a água tira do nosso organismo toxinas e impurezas que ingerimos. Ela é ESSENCIAL em nosso dia-a-dia. Lembre-se de sempre carregar uma garrafinha com você. Ajustar o despertador no celular com vários horários para lembrar de tomar água também é uma ideia bastante válida. Logo se tornará um hábito e você não se verá mais sem ela.

O proprietário da Sundt Suplementos, Dannie Hansen, explica que você também deve cuidar bastante da sua alimentação. Ele recomenda evitar ao máximo em sua dieta produtos industrializados como biscoitos, iogurtes, snacks, e chocolates, por exemplo. “É muito possível substituir doces, salgadinhos, frituras e diversas outras guloseimas por alimentos naturais. Seu corpo agradece”, afirma Hansen.
Ele ainda ressalta que o ideal é que você procure um nutricionista, que passará uma dieta voltada para você.

Durma 7h por noite (no mínimo)

A quantidade ideal de horas de sono para um homem entre 18 e 64 anos é de 7 a 9 horas por dia. A partir de 65 anos, o período fica estimado entre 7 e 8 horas por dia. A recomendação é da Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos.

Com uma boa noite de sono você previne a obesidade, combate a hipertensão, ajuda a memória, evita a depressão, melhora o desempenho físico, controla o diabetes e combate as doenças cardiovasculares.
Viu só quanta coisa boa dormir bem pode fazer ao seu corpo? Agora imagine só alinhar esses benefícios com exercícios diários, boa alimentação e a quantidade ideal de água? São atitudes imprescindíveis para quem quer ter uma vida longa, saudável e com qualidade. E então, vamos cuidar do corpo?






Comente com o seu perfil do Facebook:

Escrito por Guilherme Cury
33 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.