7 livros para quem gosta de moda

Por moda se tratar de um tema em que todos temos acesso – afinal, todos somos consumidores -, muita gente acredita entender como a moda funciona e acaba falando besteira por aí, por falta de pesquisa ou boas leituras sobre o assunto.

A verdade é que os próprios títulos que temos hoje, dependendo do autor ou editora, acabam não tendo uma fonte muito segura de informações e, errando datas, dados históricos e informações sem embasamento.

Se você acessa o blog é porque, de alguma maneira, gosta de moda e se interessa pelo assunto. Então para aprofundar o conhecimento sobre o tema, listei abaixo alguns títulos que vão te ajudar a entender um pouco melhor esse universo e tudo que envolve o processo da moda.

Existem uma infinidade de livros, sobre os mais diversos nichos – estilistas, movimentos, história, figurino, marketing, têxtil, etc.- mas listei os básicos que para quem é leigo no assunto, é um bom começo.

Moda de A a Z 

Alex Newman e Zakee Shariff, Editora Publifolha.

Se você fica perdido quando surgem alguns termos técnicos ou novas peças aparecem na temporada com nomes estranhos e difíceis até de pronunciar, esse livro é para você. É um dicionário como qualquer outro: você procura por ordem alfabética, e os 2 mil termos são divididos por categorias como acessórios, bolsas, tecidos, etc. O legal é que ele também dá a origem histórica e cultural determinada peça.

Encontre aqui o livro “Moda de A a Z”

ISMOS PARA ENTENDER A MODA

Mairi Mackenzie, Editora Globo.

O “Ismos para entender a moda” é prático por ter um tamanho compacto, fino, ilustrado e bem direto. Esse livro serve como um guia rápido de movimentos da moda, com uma linha tempo que acompanha a história da humanidade. É bem importante ler o índice: ele explica símbolos e códigos que são usados em cada página e te ajudam aprofundar a pesquisa, caso você se interesse. Apesar de ter uma abordagem rasa dos temas, é ideal para quem quer entender um pouco de tudo sobre como a moda evolui durante as década e se aprofundar em uma pesquisa mais apurada depois.

Encontre aqui o livro “Ismos para entender a moda”

Cronologia da Moda 

Nj Stevenson, Editora Zahar.

Eu poderia dizer que este livro faz a mesma abordagem do ISMOS, porém mais profunda e contextualizada. Mostra também com embasamento histórico, os principais movimentos da moda, com partes especiais sobre o traje usado em cada década. Ponto positivo por mostrar como a moda masculina evolui (geralmente os livros são mais focados em moda feminina). Ótimo para quem gosta de entender como a moda pode servir como ferramenta para entender a história – e vice-versa.

Encontre aqui o livro “Cronologia da Moda”

Moda: Uma Filosofia

Lars Svendsen, Editora Zahar.

De Lars Svendsen, filósofo moderno, é um livro como uma análise sociológica e filosófica da moda. Ele exige que o leitor já tenha um conhecimento básica sobre principais estilistas e movimentos históricos (ou vai te motivar a pesquisar mais e mais). Aborda temas como Moda e Arte, O que é novo, A relação da moda com o corpo e jornalismo de moda. Todos os temas, embasados em correntes filosóficas, o que dá o toque especial do livro. Foi meu melhor amigo quando entrei na faculdade.

Encontre aqui o livro “Moda: Uma Filosofia”

Os Estilistas De Moda Mais Influentes Do Mundo

Noel Palomo-lovinski, Editora Girassol.

É uma pequena biografia dos principais estilistas do mundo. Mostra origem, principais coleções, influenciadores e influenciados. O mais rico do livro, é que ele divide os estilistas em grupos de acordo com a similaridade nas criações ou que tiveram as mesmas influencias. Só deixa a desejar quanto ao formato. Por ser grande, fica difícil de levar na bolsa ou até mesmo guardar na estante junto com o outros.

Encontre aqui o livro “Os Estilistas De Moda Mais Influentes Do Mundo”

Imagem masculina: guia prático para o homem contemporâneo

Alexandre Taleb, editora Senac.

A imagem que os outros têm de nós é formada antes mesmo que iniciemos uma conversa. Os gestos, a postura, a roupa que usamos, a fisionomia: todos esses elementos revelam nossa identidade e são canais de comunicação com o outro. Mas estamos transmitindo a mensagem que realmente gostaríamos de comunicar? Em ”Imagem masculina: guia prático para o homem contemporâneo”, o consultor de imagem pessoal Alexandre Taleb apresenta informações práticas, a partir das quais os homens podem identificar o seu perfil, aprender a valorizá-lo e criar um estilo próprio de se vestir para as mais variadas ocasiões. Como a imagem pessoal não se resume ao vestuário, são abordados aspectos complementares, como redes sociais, elegância e etiqueta no mundo corporativo.

Encontre aqui o livro “Imagem masculina: guia prático para o homem contemporâneo”

Guia Prático Dos Tecidos 

Maria Helena Daniel, Editora Novo Século.

Esse é para você que quer entender a etiqueta que vem na peça. Eu explico: este livro é sobre como são fabricados os tecidos, o nome de cada processo, tipos de fibras, etc. Com ele, você entende o porquê de determinado tecido ter um caimento melhor ou pior que outro, um amassar mais que outro, ou de um ser mais caro e nobre que outro. Também é um guia prático de início para quem não entende nada sobre os tecidos. É um ótimo começo!

Encontre aqui o livro “Guia prático dos tecidos”

E você, já leu algum outro livro que não está na lista e gostou? Deixe nos comentários!

Dhyogo Oliveira

Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

17 Tatuagens que cobriram imperfeições na pele de forma criativa

Muitas pessoas sofrem com imperfeições existentes na sua pele... Seja uma cicatriz, uma marca deixada…

% dias atrás

Como saber se uma mulher está apaixonada?

Quando as mulheres se apaixonam, querem compromisso, exclusividade, intimidade, entre outras coisas. Uma mulher apaixonada…

% dias atrás

Camisa de Time: Como usar nos seus looks

Quem diria que as famigeradas camisas de times de futebol seriam bem vistas pela moda?…

% dias atrás

Traje Esporte Fino Masculino: O que usar

Você recebeu um convite que pede o uso do traje Esporte Fino  e bateu a dúvida…

% dias atrás

Looksmaxing: O que é e como usar a seu favor

Nossa Senhora Aparecida, mas que palavrão é esse? Inventam cada nome, né! Looksmaxing nada mais…

% dias atrás

Como se vestir bem depois dos 50 anos

Estamos envelhecendo, galera... A cada minuto de cada dia. Faz parte da vida e não…

% dias atrás