5 erros comuns durante o barbear

Fazer a barba com frequência é obrigação na vida de muitos homens, e como a prática acontece sempre, muita gente acha que é uma coisa fácil. Na verdade, existem muitos erros cometidos por pessoas de todas as idades, que contribuem pra vários tipos de problemas quando o assunto é fazer a barba.

shavingMistakes

1. Preparação Inadequada

Antes de ir fundo nas lâminas, você precisa “preparar o terreno”. A pele do rosto é muito sensível e a lâmina por si só já é bastante agressiva. Pra começar bem, é fundamental lavar o rosto com um pouco de água quente (fazer a barba após/durante o banho é a melhor maneira de preparar a pele) para abrir os poros, e depois uma esfoliação bem de leve pra deixar a tudo limpo.

2. Lãminas cegas

Se quisermos ter alguma esperança de um barbear bem sucedido, não tem jeito, as lâminas têm que ser trocadas sempre. Dependendo da marca, da freqüência de uso, do tipo de barba e quantidade de lâminas no barbeador, talvez seja preciso trocá-las a cada três dias. Pode sair um pouco caro, mas é melhor pensar que gastando um pouco mais nas giletes você evita vários outros problemas.

3. Esquecer de lavar as lâminas

Quando passamos o barbeador pelo rosto, vem uma mistura de pelos, espuma de barbear e pele morta para o barbeador. Se não lavarmos a lâmina com água morna após cada passada, o resultado é um rosto cheio de irritações. Como assim? O barbeador vai ficar entupido de resíduos, e o que você removeria com duas passadas só vai funcionar em quatro – mais o plus de alguns cortes. Melhor ter um pouco mais de paciência pra não ficar com o rosto cheio de feridas, não é?

4. Barbear contra o sentido do pelo

Barbear contra o sentido que o pelo nasce só garante uma coisa: pele irritada e stressada. Muitos homens pensam que indo contra o sentido do pelo o rosto vai ficar mais liso e macio, porque a remoção será mais precisa. A não ser que você seja muito sortudo, o resultado é uma pele cheia de arranhões e pelos encravados.

PS: Não vamos esquecer que, geralmente, os pelos crescem em direções diferentes no rosto e no pescoço. Nesses casos a dica é fazer primeiro o pescoço e depois o rosto, ou vice versa.

5. Recusar o pós barba

Está aí um dos crimes mais graves relacionado ao barbear. Como vocês já devem ter percebido, este é um processo de muita irritação pra pele e o pós barba ajuda exatamente nesse sentido, re-hidratar e prevenir futuros pelos encravados.

Resumindo, barbear não precisa ser aquela coisa dolorida e insuportável. É uma questão de técnica e de achar os produtos certos pro seu tipo de pele. Não esqueçam de nos contar suas dicas e também sobre o que vocês querem ler relacionado a cuidados pessoais.

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1517

29 comentários em “5 erros comuns durante o barbear

  1. Muito bom uso uma colonia da natura pós-barba Sr.N a coleção toda é muito boa uso todos os produtos desde a espuma até o pós então pessoal tenho que fazer barba toda noite por que no aeroporto temos que trabalhar bonitos então barba feita todos os dias!rsrs peço ajuda no MPH para dar dicas de como nos homens devemos comportar com nossos pêlos? difícil está pergunta! Abrçs

  2. Tenho a pele muito sensível e tenho que tomar muito cuidado com o creme ou espuma de barbear, tamb´m já testei muitos pós barba e nçao me adapto com nenhum. Ótimas dicas!

  3. Recomendo o barbeador Philips HS8020. Estou o usando a 5 dias e estou muito satisfeito! A barba fica tão rente quanto mach 3 e não irrita NADA, você pode fazer todos dias sem problemas.

  4. Eu sou uma das pessoas sortudas que faz a barba para o lado contrário dos pelos e fico sem arranhões e pelos encravados, HÁ!
    Vou ficar mais atento para a água morna pra abrir os poros e lavar a lâmina.
    Esses eram os meus pecados capitais, que se perdoavam porque eu nunca esqueço do pós-barba, aham.

  5. já fiz a barba no sentido contrário ao pelo, não tive muitas irritações, porém meu dermatologista desaconselhou, agora só faço no sentido favor dos pelos. descobri um aparelho com cinco lâminas, que é perfeito, porém de manutenção cara, mas tem valido muito o custo beneficio.
    POR TER uma pele super sensivel, uso gel para barbear nivea, e pós barba 3em1 anti sinais da natura homem, são excelentes, ja fiz uso do azulen de O boticário, mas não deu certo. ultimamente tenho acertado mais.

  6. Eu nunca mais faço no sentido contrário, me machuco demais, parece que passei o rosto em um ralador D: A única coisa que eu não faço é molhar com água morna, mas agora ficarei mais atento. Uma vez vi na TV que passar condicionador antes também ajuda, pq amacia os pêlos.

  7. É muito gostoso fazer barba durante/após o banho, mas prefiro na água fria, pra mim ela fica mais bonita, com aquela cor azulada que só comissário de bordo tem, alias no curso de comissário é ensinado a fazer barba na água fria. E ADOREI >>>
    Antes de ir fundo, você precisa preparar o terreno. A pele é muito sensível e a “lâmina” por si só já é bastante agressiva…

  8. Bom, aqui no RS fazer barba no inverno é uma revolução farroupilha nos dias frios, eu geralmente a faço no sentido contrário, sem problemas, com prévia esfoliação, durante o banho. Uso espuma de barbear, mas gel pós barba, nope! Ñ consigo me adaptar!

  9. Pra mim isso é muita frescura.
    Eu sou do tipo Vicking, que pega o machado e faz o serviço.Agora ficar se importando com creminhos e loções…

  10. rapaz, eu ja tentei tudo o q se possa imaginar, mas no meu caso não tem jeito, minha pele fica irritada e com aspecto horrivel, e não ha nada o q eu possa fazer, a unica solução é a remoção a lazer, fazer o q….

  11. e pro rapaz q disse q é frescura, não é não, brother! quiserá eu poder passar um sabão, pegar um barbeador uma lamina, meter na cara e pronto… na verdade não é nem o aspecto estetico q incomoda tanto (incomoda tambem)no meu caso, e sim a coçeira e dor q causa na região, é foda.

  12. Eu sempre tenho tempo de fazer a barba só que como a preguiça é maior nunca faço, deixo sempre pra fazer em cima da hora quando tenho que sair para algum lugar que precise estar com a barba feita para que eu possa passar uma boa impreção para os outros rsrsrs.

  13. Muito interessante e conveniente o site, acho que já tinha passado por aqui antes, mas só agora botei nos meus favoritos. O lance com a barba é realmente complicado, pelo menos pra mim. Tenho bastante barba desde os meus 16 anos, e desde então já se passaram 4 anos sofrendo e aprendendo na marra, pois tenho uma pele mais sensível. Realmente, todas as dicas aqui são válidas, desde a preparação (no meu caso, bucha vegetal um dia antes, ou esfoliante durante o banho – recomendo da Neutrogena) até o uso de condicionador p/ ‘amaciar’. Sempre no sentido do crescimento dos pêlos, e pós-barba sem álcool (com álcool vai te fazer chegar aos 40 com cara de 60). Pós-barba cremes também não são bons, pois deixa a pele muito oleosa. Enfim, pode parecer cuidado demais, mas vale a pena não sentir dor, e vale ainda mais os elogios. Espero ter ajudado, e vou ficar mais ligado no site de agora em diante ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
A importância do Setembro Amarelo O Pop-Punk está voltando à moda! PEÇAS QUE AS MULHERES ODEIAM NOS HOMENS Old Money: A estética ‘Rico Vintage’ Truques de estilo para homens gordinhos