10 dicas para cuidar bem dos pés

Ô partezinha do corpo para causar mais controvérsias que essa. Amor e ódio caminham juntos quando tratamos dos nossos pés. Muitos não podem nem ouvir falar e sequer querem ver. Preferem deixá-los escondidos sob sapatos e tênis.

Outros são podólatras de plantão. Amam os seus, os meus e o teus pés. São vidrados. Pois é, gostemos ou não, não tem jeito, a gente vai ter que cuidar deles.

Por isso, fizemos uma listinha aqui para ajuda-los a cuidar de quem te sustenta o dia todo.

1) Tudo começa com água e sabão.

É fato que todo mundo toma banho com água e sabão e lava o pé todo dia. Só precisa ver se está realmente lavando certo. Dedo por dedo deve ser lavado com sabão, matando fungos e bactérias. Aliás, esse é apenas o primeiro passo lavar e passar sabão.

2) Pés secos evitariam metade dos seus problemas.

A gente acredita aqui que todo homem lava os pés. E mais, que eles usam água e sabão. Só não temos a certeza de que todos os secam.

Não é para sair do banho com a sensação de dever cumprido. Secar os pés é essencial para evitar a proliferação de micro-organismos causadores de doenças.

Por favor, toalhas NELES. Dedo a dedo. Isso é rápido e vai te poupar de constrangimentos como micoses e frieiras.

3) Você sabe cortar as unhas dos pés?

O terceiro passo para pés saudáveis tem resposta. Unhas bem cortadas são essenciais para a saúde dos seus pés. Primeiro passo, cortá-las. Não é porque os sapatos as escondem que você tem que ter unhas do zé do caixão.

Você sabe cortá-las corretamente? Eu digo que eu não sei. Por isso, recorro ao auxílio de manicures.
Podólogas e manicures podem nos ajudar. Mas, se você o faz sozinho, tente não cortar muito rentemente, de modo que atinja a pele.

4) O local é público, seu pé não.

Em locais públicos temos que ter cuidado redobrado com a exposição dos nossos pés. O local é público, seus pés não. Por isso, em vestiários, piscinas e chuveiros comunitários não coloquemos o pé em contato direto com o chão. Chinelos e crocs ou outros sapatos de borracha para evitar doenças.

5) Algo (in)evitável, usar o sapato de alguém.

Muitas vezes acontece de emprestar o tênis ou sapato do amigo. Acontece. Raramente, mas não é para acontecer sempre. Um imprevisto aqui, do tipo esquecer o chinelos ou molhar o tênis em uma viagem. São N situações que podem ser evitadas. Quando a gente quer dá para evitar e o certo mesmo é não usar calçados de terceiros, pois nunca se sabe o que você vai encontrar por lá.

Por mais, que seja parente ou amigo devemos usar só o que é nosso. Nada de outrem, isso evita doenças. Isso inclui aluguel de botas de ski, tênis de boliche, etc.

6) Para quê servem as meias mesmo?

Pés suados são um antro para proliferação de bactérias e os nossos pés suam e muito. Cada um tem em média 250.000 glândulas, então é suor para caralho sendo produzido ali. Inevitavelmente a gente tem que controlar esse suor.

As meias ajudam nesse controle. Meias de algodão (meias sintéticas esquentam mais e proliferam mais bactérias), não muito apertadas (para não esquentarem mais ainda) secam os pés e evitam que o suor se espalhe, proliferando ainda mais bactérias.

7) Use produtos específicos.

Além de combater o chulé (que é uma das coisas mais desagradáveis), o uso de produtos específicos ajuda na higiene e na assepsia do pé.

Desodorantes, talcos e sabonetes específicos podem auxiliar na higiene do seu pé.

Eu uso um sabonete específico para os pés e que combate totalmente o chulé, o Soapex 1% é ideal para quem não quer ter chulé.

8) A escolha do calçado é tudo.

Cuidado ao comprar calçados que não apertam demais os pés ou que não permitem que eles respirem.
Calçados no tamanho ideal, são o mínimo. Pequenos ou grandes demais podem causar problemas nos pés a longo prazo.

Ao escolher um calçado faça-o no fim de tarde, pois os pés estão mais inchados com o cansaço e isso simulará bem como é a sua rotina e a expansão dos seus pés diariamente. Procure calçá-los com o tipo de meia que você costuma usar, simulando bem como ele será usado posteriormente.

O sapato deve ser ideal ao seu formato de pé. Amplo, arredondado e com amplitude para os dedos. Sapatos pontudos deformam os pés e encravam as unhas.

A questão do material também é muito importante. Se você puder, por que não usar sapatos que permitam que os pés respirem, como calçados de tecidos e malhas?

9) Autoanálise é tudo na vida.

Um minuto de atenção, por favor. Para os seus pés é claro. Se você percebeu algo de errado, pode ser um sinal de alerta. Escamações na pele, cascas diferenciadas, coceiras e unhas com aspecto amarelado, esbranquiçado ou deformadas podem ser sinal de doença, vamos nos atentar.

Autoanálise para verificar se o seu pé não está passando por algum problema.

10) Qual é a hora de procurar o especialista?

Lembre-se nem tudo pode ser solucionado sozinho ou com produtos de farmácia. Qualquer vermelhidão, inchaço, pus, cor diferenciada ou irritação deve ser tratada com a ajuda de um especialista, não se medique sozinho, cutuque ou tente arrancar unhas encravadas, pois isso piorar o problema.

Nada como poder tirar os pés e esbanjar saúde. Nada de chulé, unhas de lobisomem ou pés cascudos, doentes e feios. Vamos nos cuidar e poder mostrar nossos pés sem medo. Isso é tudo que temos para hoje. Espero que as dicas lhes ajudem.

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Posts recentes

5 Atributos masculinos que as mulheres adoram

Se você é um homem que está interessado em conquistar o coração de uma mulher,…

% dias atrás

Protetor Solar Capilar: Por que você deveria usar

Já sabemos que o sol não é o maior amigo da nossa pele e, muitas…

% dias atrás

7 Perfumes Masculinos Para Academia

Se você é um homem que frequenta a academia regularmente e está procurando um perfume…

% dias atrás

Reflexo Alinhado: O Que é e Como Fazer

Cabelo reflexo ou cabelo reflexo alinhado é uma forma de coloração do cabelo masculino que…

% dias atrás

10 peças que te deixam mais sexy

Existem roupas que conseguem dar um UP no seu visual, te deixando ainda mais sexy.…

% dias atrás

Looks ‘All Black’ para inspiração

O estilo "All Black" é quando se usa a predominância de peças pretas em um…

% dias atrás