Roupas do futuro serão feitas de algas!

O que o futuro nos reserva? Só Deus para saber… Talvez não. Há muita coisa sendo pensada e criada nesse momento. O futuro talvez seja aqui e agora. E como se comportará a moda daqui há alguns anos?

Atingiremos nós os objetivos que tanto almejamos? Sustentabilidade, transparência, cadeia produtiva digna etc. Talvez, mas se os primeiros passos não forem dados agora, um futuro distante não será criado.

E é do presente que veio uma notícia muito bacana e que irá impactar o futuro. Cientistas da Universidade de Rochester, nos EUA, desenvolveram um tecido à base de algas. Oloco, mas poderia um tecido à base de algas compor uma roupa resistente, durável e ao mesmo tempo capaz de fazer fotossíntese? Pois é, a resposta é claramente sim.

Foram utilizadas impressoras 3D e uma nova técnica conhecida como bioimpressão para dar vida aos tecidos. Os resultados foram tecidos vivos, capazes de continuar fazendo fotossíntese enquanto usados e altamente resistentes.

Esses tecidos do futuro poderão ser utilizados não só na moda, mas na produção de energia e na medicina, e nós já explicaremos o porquê.

A celulose criada a partir de algas possui inúmeras vantagens como tenacidade, resistência e capacidade de conservar a própria forma, mesmo depois de ser distorcida ou esmagada e, ainda, possui um detalhe muito importante, não precisa ser lavada com tanta frequência, diminuindo o consumo de água. Além disso, os tecidos produzem energia enquanto usados, convertendo água e dióxido de carbono em oxigênio, ou seja, as folhas artificiais criadas a partir de algas podem produzir energia em locais onde plantas possuem dificuldade de se adaptar e crescer, como colônias espaciais, uma vez que não possuem raízes e caules.

E olha só, eu estou chocado com isso. Na medicina essas películas podem ser utilizadas para criar enxertos de pele e o oxigênio gerado na fotossíntese ajuda na cicatrização. Coisa de louco, né? Mas é real viu.

Seria esse o futuro? Não, é o nosso presente já.

Poderá, a partir de agora, o nosso guarda-roupa produzir fotossíntese? Pode ser que sim. Amplamente vantajosas em relação aos tecidos comuns e produtoras de energia, as peças feitas com alga só tendem a se popularizar. E vocês o que acharam da novidade?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

Posts recentes

Inspiração: Sandália em look casual

Quando a temperatura está alta, não há nada melhor do que usar sandálias, concorda? Se…

% dias atrás

CBD: Cosméticos à base de Cannabis são a nova tendência do mercado

Produtos à base de Cannabis já são uma realidade em todo o mundo e estão…

% dias atrás

Cortes de cabelo que devem ser evitados no mundo corporativo

Quando você está em uma reunião de negócios ou vai participar de uma entrevista ou…

% dias atrás

Valentino lança hoodie para incentivar a vacinação

O diretor criativo da casa italiana Valentino, Pierpaolo Piccioli, usou suas redes sociais para ressaltar…

% dias atrás

Celebridades não estão tomando banho todos os dias… Será que é uma boa?

Para, para, para... Para, para tudo...  Apaga a luz, apaga tudo... Com a recente afirmação…

% dias atrás

Fortnite & Balenciaga: Personagens do game usarão roupas da grife

Moda e Games estão sempre caminhando juntos. Tanto é que vários jogos conseguiram criar uniformes/looks…

% dias atrás