Sim! Homem pode ter câncer de mama.

A cada 100 casos de câncer de mama em mulheres existe 1 em homens, embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, a doença é um risco para pacientes despreocupados com a qualidade de vida e histórico familiar.

O maior motivo de descoberta da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização da importância da realização dos exames de rotina.

O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.

Geralmente o tumor é percebido pelo próprio homem ou por sua parceira. Junto com o aparecimento do nódulo, é comum haver queixas de descarga mamilar e sinais de disseminação local como retração do mamilo e ulcerações.

A incidência do câncer de mama é maior em homens acima dos 35 anos de idade e o risco aumenta com o avanço da idade. O surgimento da doença está relacionado a fatores de risco recorrentes como: histórico familiar correspondente aos pais, irmãos ou filhos, surgimento de alguma tumoração pré-maligna no passado, excesso de peso e dieta rica em gorduras.

Toque de Coragem

A Luminas é a idealizadora no Brasil da 20ª edição da Campanha Mundial Contra o Câncer de Mama, promovida pelo Grupo Estée Lauder e patrocinada pela marca Clinique no Brasil. Também conhecida como Outubro Rosa, a campanha tem início no dia 1º de outubro com diversas ações que levarão o tema “Toque de Coragem – Nós acreditamos em um mundo sem câncer de mama. Acredite Também”.

Um dos destaques da campanha será a iluminação de um monumento com a luz rosa. O MASP, cartão postal da cidade de São Paulo localizado na avenida Paulista, é o local escolhido para a edição de 2012. A ação acontece no dia 1º de outubro a partir das 20 horas. Desde o ano 2000, são iluminados importantes monumentos históricos pelo mundo inteiro.

Além disso, a BCA Breast Cancer Awareness – tem uma fanpage no facebook que vai dar dicas e falar mitos e verdades sobre o câncer.

Nessa fanpage existe um app onde você pode deixar mensagens que podem aparecer na projeção mapeada que acontecerá no dia no MASP e vão ficar disponíveis para todo mundo ver no facebook! Além disso, quando você permite esse app, você estará doando seu perfil por um dia para a campanha. Assim sua timeline e foto vão ficar no dia 1º personalizados para divulgar a campanha contra o câncer de mama.

A Clinique criou e vai começar a vender no dia 1º um chaveiro com 3 glosses rosas com tons diferentes e com o laço rosa, símbolo da campanha, por R$50, e TODO O VALOR vai ser revertido para o Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama (GBECAM), criador do documentário Mulheres de Peito.

É uma boa dica de presente para dar para alguma mulher nesse mês de Outubro e, consequentemente, ajudar na luta contra o Câncer de Mama:

Nós acreditamos em um mundo sem câncer de mama.

Acredite também.






Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.