Estamos a 5 dias de uma das maiores datas comemorativas de todo o mundo, o NATAL.

E publicar essa matéria muito em cima dos dias não surtiria tanto resultado, afinal, é nas duas últimas semanas que nos animamos com força total. Inicia-se as compras, as definições de onde passaremos o natal, as comidas que serão preparadas, quem será chamado, programação de amigo X, quem irá preparar algum tipo de alimento e por ai vai. Não podemos esquecer do verdadeiro sentido do natal, mas é impossivel nesta data familiares e amigos não aproveitarem para se confraternizar, presentear, dividir momentos e claro não pode faltar a comida nessas ocasiões. Como somos da área da nutrição estamos aqui para passarmos algumas dicas. Daí já deve ter gente que pensou:

– Pronto, coisas light. Não pode comer isso, não pode comer aquilo…

Muitos quando ouvem falar de nutrição pensam assim, mas pelo contrário iremos sim dar dicas que funcionam para quem está com um propósito de dieta querendo perder peso, mas as dicas valem para todas as pessoas de forma a não exagerar, assim mantendo peso, não se preocupando em alterar as taxas sanguineas, afinal nossa saúde é muito importante. Então vamos lá:

Para começar toda a preparação que for feita deve ser pensado antes se podemos torná-la com baixa caloria, então os ingredientes light e com menor teor calórico nessas ocasiões são bem vindos. Ricota, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas entre outros.

Nessa época do ano é comum ouvirmos falar, ter incluso nas receitas, ofertas nos mercados das oleaginosas, e daí vem a pergunta: – Elas não são calóricas?

Sim, elas são, porém ricas em gorduras insaturadas que são benéficas ao nosso organismo, porém precisamos ter atenção à quantidade que iremos ingerir, não ocorrendo abusos teremos efeitos benéficos. Elas são os amendoim (sem casca), amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e pistache, e damascos. Uvas passas e frutas secas também são opções muito saborosas.

Ao invés do abuso nos refrigerantes e álcool, prepare uma bebida de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos, temos vários coquiteis que podem ser utilizados, são bebidas finas, deixe a bebida alcoolica para o momento de um brinde e para degustar um bom vinho. Uma boa opção é a água com gás aromatizada e algumas ervas entram como complemento para tornar o sabor especial como o alecrim, a hortelã além de auxiliar a digestão. Já que falamos de petiscos, nada melhor do que petiscos saborosos para iniciar a ceia. Temos como opção saudavel as torradas sem glúten e pastas de soja de diversos sabores para abrir o apetite.

Agora o prato principal, também não pode ser esquecido, as dicas são usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo acompanhado de cereais integrais como arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calóricas. Enfeitar as receitas com tomate seco e castanha do Brasil, frutas naturais como abacaxi e cereja, da um visual diferenciado e um toque especial à ceia

O segredo na ceia de natal não é deixar de comer e sim fazer escolhas sábias de forma a não se arrepender depois nem ter grande oferta de calorias extras.






Escrito por Ricardo Freire