Nessa semana será inaugurada em São Paulo a segunda loja da rede TOPSHOP e TOPMAN, dessa vez no Shopping Iguatemi. E nós do MPH fomos convidados para conhecer a loja em primeira mão e também bater um papo com o Diretor Criativo da TOPMANGordon Richardson, que veio ao Brasil especialmente para o evento.

Confira a entrevista exclusiva:

Como você enxerga o homem de hoje em relação a moda? Qual a importância que ela tem na vida dele?

A moda hoje é parte do estilo de vida do homem, claro que não de todos os homens, mas se você tem algum interesse em moda você acaba recebendo informações de todas as partes seja pela internet, TV e etc. Além disso, você acaba cruzando com pessoas bem vestidas o tempo todo e que servem como referência pro seu próprio estilo. Não tem mais desculpas para não se vestir bem.

Quais são as etapas do processo criativo de uma nova linha de roupas?

Nós somos um equipe grande, e eles confiam em mim tanto quanto eu confio neles. Eu tenho a experiência, eles trazem o toque novo/jovem e olham pras coisas de formas diferentes que olho. Nós costumamos “ir a campo” descobrir coisas novas, andar pelas ruas, procurar elementos relevantes para uma nova tendência. Pra isso viajamos muito ao redor do mundo, comprando muita coisa especialmente peças vintages. Misturamos tudo isso na nossa “TOPMAN Machine” a la “Fantástica Fábrica de Chocolates” e o que sai dela é a essência da TOPMAN para a tendência da estação. Costumamos dizer que é possível 5 caras entrarem na nossa loja e saírem de lá com looks completamente diferentes. Nós não temos um código restrito de moda que deve ser seguido.

E algum país da américa latina já foi visitado nessas buscas por novas referências?

Ainda não, mas queremos em breve, e parte dessa visita ao Brasil vai servir pra isso também. Vou passar um dia no Rio de Janeiro e espero ver o que acontece por lá, o que é relevante. A moda está se tornando cada vez mais global, então não se pode ignorar os outros países ao seu redor.

Como você se recicla, estando nesse mercado há tanto tempo, para que as coleções sejam sempre atuais?

Pra mim é muito fácil pois eu amo o que faço. Amo olhar pra novas coisas, eu acho que nunca fui destinado pra uma carreira em que as coisas se repetem, e sim para uma que tivesse sempre algo novo, em que eu precisasse criar algo novo o tempo todo. Se você olhar pras nossas roupas vai ver que não são coisas malucas, somos bem normais porém colocamos o nosso toque nas estampas, nos tecidos, na modelagem. Nós damos uma nova cara. E claro, sempre ouço minha equipe, pois eles trazem novos olhares a coisas que eu já conheço.

Pensando em Brasil, a TOPMAN pretende trabalhar com estilistas brasileiros nas parcerias das coleções?

Sim, isso pode acontecer. Depende sempre da relevância para a TOPMAN. Não faríamos apenas pra dizer que temos um estilista brasileiro na nossa coleção. Tem que ser algo que fale com a nossa marca, que tenha identificação com nosso estilo. E claro, não poderíamos fazer isso em todos os lugares que temos lojas já que não temos capacidade de produção em cada mercado local. E se o fizéssemos não seríamos a TOPSHOP, e sim uma outra marca qualquer. O legal é  que nós levamos a moda britânica pra onde vamos.

A TOPMAN adapta suas criações, lojas, estilo de acordo com a região?

Nós não necessariamente mudamos, mas o pacote de peças enviadas são diferentes sim. Nós criamos grandes linhas com variedade de peças. São uma gama de peças que existem independente da estação. Construíamos uma coleção grande e com base nela adaptamos de acordo com o local que elas serão enviadas.

Qual sua visão a respeito dos blogs de moda masculina?

Eu amo esses blogs. Existem alguns muito muito bons e outros muito ruins e, que podem ser até perigosos. O importante é que as pessoas entendam a informação e extraiam o que for bom e principalmente que se adapte ao seu estilo. Nunca seguir religiosamente o que é dito lá, e sim tomar suas decisões baseadas nos fatos que absorve deles. Mas eu acho que o fato de termos tantos blogs falando sobre moda por si só já é algo fantástico.

Pedimos ao Gordon que montasse alguns looks exclusivos pro MPH com as peças da TOPMAN e aí vai o resultado:

Agradecimentos: Gordon Richardson e Suporte Comunicação.
Entrevista realizada por Ewerton Oliveira.






Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.