Você, assim como eu, já deve ter passado pelo desespero de ter que gelar uma ou várias cervejas com urgência. Seja para uma festa de última hora ou até pela vontade de tomar uma gelada, recém comprada, no fim da noite. Não?

Uma dica que todo homem conhece é a mistura de Gelo + Álcool + Sal.

Misture um saco de gelo, meio quilo de sal e meio litro de álcool dentro de uma caixa de isopor.

Mergulhe as latinhas de cerveja ou refrigerante e espere 3 minutos. Está pronta a mistura frigorifica capaz de gelar rapidamente. Certifique-se que todas as latas estejam totalmente em contato com a mistura.

O sal se dissolve facilmente na água e reduz seu ponto de congelamento. Pura, a água congela a cerca de 0 ºC. Já a água com sal precisa de uma temperatura menor, que pode chegar a dezenas de graus abaixo de zero. Quando o sal é colocado no gelo, parte dos cubos derretem, “roubando” calor durante a troca de estado físico e esfriando a mistura como um todo. Além disso, o sal dissolvido provoca uma reação endotérmica, ou seja, reduz mais a temperatura da mistura. O álcool tem um papel semelhante: derrete o gelo “roubando” calor e diminui ainda mais o ponto de congelamento. É usado porque quando a temperatura ficar abaixo de -9 ºC, o sal perde um pouco do efeito, mas o álcool não.

O alumínio é bom condutor de calor, e 3 minutos são suficientes para que as latinhas mergulhadas encontrem o equilíbrio térmico. Como a temperatura fica abaixo de zero, após alguns minutos, a bebida vai estar muito gelada.

Fonte: Revista Galileu.






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.