O dreadlock é uma forma de se manter os cabelos que se tornou mundialmente famosa com o movimento rastafari e consiste em agrupamentos cilíndricos de cabelo aparentando “cordas” pendendo do topo da cabeça.

Ao contrário do que se pensa, os dreadlocks não nasceram com o movimento rastafari, o uso de dreads é tão antigo que se torna impossível datar corretamente quando começaram a ser utilizados. O que se sabe é que povos que habitavam a região da Índia foram provavelmente os primeiros a utilizarem dos locks principalmente por uma questão de praticidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil corta-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservassem uma forma cilíndrica, que diminuía o volume e tamanho do cabelo original.

Os dreadlocks também podem ser chamados de locks, dreads, e até rastas.

Vários famosos já foram ou são adeptos do Dreadlock, como Samuel Larsen (foto acima), Bob Marley, Damian Marley, Falcão (Rappa), Lenny Kravitz, John Butler, Tom Kaulitz e muitos outros.

Cuidados e higiene

Lavagem:

Lavar os dreads 1x por semana com sabão neutro ou shampoo anti-resíduo.

Secagem:

Dreads de lã, precisam ser secados com auxílio do secador ar frio e sempre lavar pela manhã.
Dreads Naturais, secar e enrolar uma toalha, deixe absorver toda a água e saia no sol ou secar com secador ar frio.

Shampoo Anti-Caspa: Auxilia na eliminação das caspas e seboréia de seus dreadlocks causado por descamação do couro cabeludo.

Pomada de queratina, “Salon line hair food”, além de hidratar os fios, auxilia no palm rollin diário dos dreads. Pode ser aplicado sem ter lavado.

Dica: Retirar a água de um coco verde e bata com a polpa num liquidificador, passe nos dreadlocks e deixe por 30 minutos, e lave-os depois.

Mantenha a raiz sempre aberta, isso evita dreads grudados.
Faça Palm Rollin nos dreads diariamente, isso ajuda na boa formação dos dreads.
No ínicio os dreads são apenas moldes para o desenvolvimento que vem a ocorrer no 6º mês em diante. Precisa ter muita paciência cultivando suas raizes, a manutenção mensal até o 6º mês é muito importante para a formação saudável dos dreads. Depois desse período é recomendado manutenções trimestrais.

Observação: Procure sempre um profissional.

E aí, o que você acha do dreadlock?






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.