A indústria da moda é uma das que mais polui. Todavia, devido aos inúmeros processos diferentes de produção, à vasta quantidade de materiais e à falta de transparência fica infinitamente difícil mensurar a quantidade de carbono provenientes da cadeia produtiva têxtil e que são responsáveis pelo efeito estufa.
O site de revenda americano Thredup criou uma calculadora que mede a quantidade de carbono das suas roupas e o impacto ambiental do seu guarda-roupa. A ferramenta on-line se utiliza de 10 perguntas, inclusive quantas vezes você compra roupas ao ano e quantas vezes as lava.
Para criar a ferramenta a Thredup fez parceria com especialistas terceirizados e no site é possível encontrar quais peças emitem mais carbono. No caso, peças de lã são as peças que mais emitem carbono.
No site é possível adquirir conhecimento de como diminuir a nossa emissão única de carbono, comprando menos peça, lavando-as em água fria, descartando menos, vendendo e doando mais, utilizando o transporte normal em detrimento do expresso nas compras on-line, não devolvendo peças com defeitos (pois elas podem parar em aterros secos) e, com toda certeza, usando até o fim as peças compradas.
Mas não é só do seu guarda-roupa que o relatório fala, pois a pesquisa destina-se também aos produtores. E segundo a Thredup se as marcas produzissem um item a menos por ano e os consumidores comprassem peças second hand, a diminuição de carbono cairia 8% em 2027.
E você sabe quanto de carbono tem no seu guarda-roupa? Faça o teste aqui.