Significados dos gestos de mão nos ícones cristãos

Você já se perguntou, olhando para os ícones religiosos, por que as figuras de Cristo e dos santos fazem certos gestos com a mão? Cada gesto tem um significado específico, mas nem sempre conseguimos compreendê-los (para “piorar”, alguns deles vêm “legendados” em grego!)…

De fato, os gregos e romanos empregavam um “código gestual” complexo, usado pelos oradores e pelos retóricos ao discursarem na ágora, no Senado, em reuniões particulares, cultos e até nas salas de aula. Esses gestos, mesmo sendo complexos, eram de amplo conhecimento público, e, portanto, quase todos compreendiam o seu significado.

É precisamente por isso que eram usados: para reforçar e tornar ainda mais clara a mensagem transmitida pelos discursos.

Entendendo os gestos de mãos

Este gesto era usado por antigos oradores como um sinal para o início do discurso. Normalmente, este gesto nos ícones do Pantocrátor é adjacente ao Evangelho fechado, que simboliza o início da pregação de Cristo.

Este gesto era usado por antigos oradores para indicar a passagem mais importante do discurso. Nos ícones do Pantocrátor, geralmente é adjacente ao Evangelho. Indica a necessidade de prestar atenção ao texto que está nas páginas abertas.

Este é um gesto de reprovação e indicação. Era usado por antigos oradores para chamar a atenção dos ouvintes.

No mundo antigo, este gesto significava o discurso direto do orador.

Gesto de bênção. Os dedos da mão direita estão na forma das letras I e X (Jesus Cristo em grego e em eslavo eclesiástivo) – esta é, portanto, uma bênção pelo nome do Pantocrátor.

A palma da mão aberta para a outra pessoa significa sinceridade e confiança. Na iconografia, os justos são retratados com este gesto. Uma palma da mão aberta demonstra honestidade e pureza de pensamentos; e a ausência de astúcia e más intenções.

Gesto da Oranta. Um dos mais antigos gestos de oração.

Este gesto significa que o santo carregou uma cruz, ou seja, teve dificuldades durante a vida. O gesto também significa fidelidade a Cristo.

O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.
Post criado 1670

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados