blazer-masculino-inverno

O caimento das peças, que deveria ser a primeira coisa que deveríamos olhar quando fossemos adquirir uma roupa nova, acaba sendo a última coisa que olhamos. E eu digo nós, porque até eu me interessar por moda eu não sabia nada sobre medidas e caimento.

Ao escolher uma peça, os homens em geral olham primeiro preço, estampa, marca, tecido, estilo e por último caimento. Nós estamos do avesso, invertendo tudo. Só pode. O que deveria vir em primeiro lugar, acaba vindo por último.

Ah, e isso é pecado com cara de brasileiro viu, porque olhe para os europeus como conseguem alinhar seus looks. Pois bem, não cometam esse pecado capital, pois estarão fadados à morte. rs

Por mais cara que seja sua roupa. Por mais da hora que seja a estampa. Por melhor que seja o tecido. E por mais estiloso que você seja. Nada disso adianta se a peça não se ajustar ao seu biótipo físico.

Pois é, quando se trata de moda casual, uma escapada aqui, outra ali não tem problema. Mesmo porque o street style, dependendo do seu estilo, admite essas sobras ou faltas de pano. Mas a alfaiataria not!

A alfaiataria deve ter um corte impecável, certeiro e adequado ao seu biótipo. E, por isso, NÃO vamos dar dicas, mas sim dizer como tem de ser o caimento da peça que escolhemos para a pauta de hoje. Nada de look caído por aqui, vamos nos atentar ao caimento do blazer, por ora.

Onde é que fica a costura? 

blazer-zak

Mas que pergunta é essa minha gente? Costura? Tem tantas costuras. Quando nos referimos à costura, estamos falando da costura que liga o corpo aos braços (a linha do ombro).

ombro-blazer

Essa costura deve ficar sobre os ombros e ponto. Se passar, vai parecer que o defunto era maior e com certeza vai ondular, mostrando claramente que está sobrando tecido.

Se for menor, você vai se sentir pessimamente mal com qualquer movimento mínimo porque vai enrugar tudo e vai ficar horrível, pode crer?

A região que todo mundo quer tomar cuidado fica como?

look-masculino-blazer-camiseta

A região do peitoral ou abdômen é uma região que a maioria não quer deixar passar batido, justamente para não parecer magro ou gordo demais.

Um bom blazer irá valorizar a sua silhueta, melhorando-a, E isso é o que a maioria dos homens não sabem. O caimento deve ser perfeito ao ponto de afinar a silhueta. Mas como isso é possível?

Um blazer bem cortado E ajustado deve ter o ombro e o quadril mais aberto que a região da cintura. Ledo engano seu se você achava que o blazer deveria ser reto, ele deve ser levemente convexo, ou seja, acinturado.

Quer ver se está grande ou pequeno em ti? Se ficar reto, está grande. Se ficar enrugado, está pequeno. Simples.

Deu pano para manga?

Blazer Branco

Você deu pano para manga? Sim ou não?

O volume e o comprimento das mangas devem ser exatamente a ponto de sobrar um ou dois centímetros de tecido da camisa aparecendo com os braços esticados. Isso com máxima exatidão.

O ponto de referência para saber se há falta ou sobra de tecido é sempre o movimentar-se.

Se faltar, vai parecer aquelas crianças em fase de desenvolvimento que cresceram e que os pais esqueceram de trocar as peças. Caracas, ninguém aqui tem mais idade para passar esse tipo de vergonha.

A sobra de tecido também fica nítida, na real parece que você encolheu. Rsrsrs

blazer-cumprimento

E o comprimento correto?

O comprimento (espero que todos saibam que é o vertical!) deve terminar, mais ou menos, paralelamente ao zíper da calça, admitindo variações se forem um pouco mais acima, mas não muito. Certo?

blazer-e-jeans-homem

Nesse blog não vai ter nenhum leitor com look caído quando o assunto for caimento. Nada de dar pano à manga ou tirar pano da manga. Tudo muito certo e ajustado aqui, por favor. Não só na manga, mas no resto também. Caimento é tudo e vem em primeiro lugar quando você for escolher uma roupa. Prestem atenção nisso, por favor.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.