A resposta é: DEPENDE. Queremos brilhar na vida, mas o único lugar que não queremos brilhando é a pele do nosso rosto.
O primeiro ponto a ser observado é o tipo de pele: dentre os 5 tipos existentes (normal, seca, mista, sensível e oleosa), apenas a mista e a oleosa se combinadas a alguns tipos de protetores solares em creme, dispensarão o hidratante, pois além de já apresentarem dosagem significativa de produção de oleosidade ainda vão receber protetores que hidratam.
Lembramos que os protetores solares servem para proteger a pele dos raios UVA/UVB, logo existem inúmeros tipos: spray, bastão, pó e, principalmente oil free. Com todos esses protetores que não são à base de creme, a pele oleosa e mista também deverão ser hidratadas, uma vez que, a hidratação é condição essencial para que esses tipos de pele não produzam ainda mais sebo.
Nos demais tipos de pele (seca, sensível e normal) o hidratante é passo indispensável pré protetor solar, seja ele qual for, pois ele ajudará na absorção do próprio protetor.
Tanto protetor quanto hidratante são indispensáveis para a saúde da tez. Só dispensaremos a hidratação da cútis quando os tipos de pele já produzirem muita oleosidade e ainda forem combinados a protetores em cremes, que auxiliam na hidratação.
Mas no geral, tem que usar os dois produtos sempre!