Piercing no Nariz: Tudo que você precisa saber para fazer o seu

Os piercings em muitas culturas possuem um significado, uma simbologia ou um porquê, como casamento, riqueza e fertilidade. Houve períodos que significou subversão, quebra de padrões ou estilo dentro de certos guetos. Já não há mais limites para os furos, eles já estão em locais inesperados do corpo!

Tem um tempinho já que eles deram uma sumida, a não ser os de nariz. Esses, por sua vez, são uma febre. Principalmente os de septo (estilo indiano) caíram no gosto popular. Homens e mulheres aderiram com força a esse tipo de piercing. Eles possuem vantagem por poderem ser escondidos.

Enfim, já que os piercings de nariz estão na moda, é justamente deles que vamos falar e para isso devemos considerar certos pontos como a anatomia facial e nasal, os tipos de piercing, os tipos de joias e também os riscos.

Dói muito furar o nariz?

O nariz possui escala de dor baixo, entre 3 e 4, dentro de uma classificação até 10. Claro, que cada tem um nível de tolerância à dor diferente. Seus olhos vão lacrimejar um pouco, com certeza!

E a questão da cicatrização?

A cicatrização do hematoma causado pelo furo vai depender óbvio dos seus cuidados pessoais com relação ao local, da sua alimentação e da sua cicatrização. Se é um piercing de septo, a cicatrização acontece em seis a oito semanas. Uma ponte pode levar de oito a 12 semanas. E uma narina e nasallang (coluna dupla de piercings) levam de quatro a seis meses. Piercings mais complexos, como um rinoceronte, levam de seis a nove meses.

Há efeitos colaterais?

Um piercing é um furo e um furo em qualquer lugar do corpo pode trazer efeitos colaterais. Se você não o limpar corretamente, poderá infeccionar ou mesmo com a higienização adequada, você pode ser alérgico ao material da joia.

Há materiais que são mais tolerantes como aço cirúrgico ou titânio, causando menos alergia.

O corpo pode rejeitar o piercing e provavelmente você terá de tirá-lo. Nesse caso, o buraco do nariz se fecha ou a cicatriz pode virar um queloide, o que é bem grave.

Os tipos de joias e materiais de piercings de nariz

A variedade é grande, os estilos também. Pregos, parafusos, argolas de diferentes tamanhos, halteres, aros etc. Os tipos vão muito além do que você consegue imaginar.

Ao perfurar o nariz, escolha sempre titânio ou ácido cirúrgico, mas após a cura (cicatrização) já dá para pensar em trocar por outros metais como ouro e prata.

Porém, você deve evitar peças que contenham níquel ou que sejam folheadas, porque geralmente contêm corantes e metais mistos, podendo até serem prejudiciais à saúde.

Como limpar o piercing de nariz?

A melhor maneira de limpar um piercing de nariz é mergulhá-lo em uma solução salina (Solução Salina Balanceada é uma solução fisiológica, estéril e isotônica aos tecidos oculares. É isenta de partículas, contendo os íons essenciais ao metabolismo celular normal: sódio, potássio, cálcio e magnésio. É usada para irrigação extra e intraocular, ou seja, é solução de limpeza de lentes de contato).

Lembre-se de lavar as mãos antes de manusear os piercings. Nunca os toque com as mãos sujas. Tome cuidado ao dormir e ao trocar de roupa.

Essas informações são essenciais para quem nunca furou o nariz, mas há outras a serem ponderadas. Não precisa nem falar que o body piercing deve ter experiência. Que no momento da perfuração devem ser adotadas medidas de higiene, o local deve estar limpo e as ferramentas esterilizadas. É isso. Estão prontos para fazer um novo piercing no nariz?

Diogo Rufino Machado

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.

Deixe seu comentário:

Veja Comentários

Posts recentes

Calvão de Cria: Corte que simula calvície está fazendo sucesso!

O que muitos temem, a calvície e até as grande entradas no cabelo, agora virou…

% dias atrás

Corte Americano: Como é, dicas e inspirações!

O Corte Americano tem origem no corte militar, isso é, o corte de cabelo que…

% dias atrás

Quais cores combinam melhor com o seu tom de pele?

Cor é coisa séria demais e você não imagina o quanto. Tanto que existem profissionais…

% dias atrás

Calça Caqui Masculina: Como usar, tipos e combinações

Primeiramente, aos mais leigos cáqui ou caqui advém da palavra Khaki, que tem origem persa…

% dias atrás

Casa de Criadores Nº 50 comemora 25 anos e retoma o formato presencial

O maior celeiro de jovens criadores e estilistas do Brasil anunciou a próxima edição. Dos…

% dias atrás

Dicas de presentes para o Dia dos Pais

Neste domingo, dia 12, é o dia dos pais! Eu particularmente acho muito mais difícil presentear…

% dias atrás