Os Prós e Contras da Harmonização Facial

Harmonização facial é tema em pauta. Tá na boca do povo mesmo. Muitos artistas estão fazendo. E quem pode, tá tentando “melhorar”. Sem contar a famosa polêmica que envolve os médicos, querendo exclusividade na realização do procedimento.

Para tratar do assunto, convidamos uma das melhores clínicas quando se trata de harmonização facial, que é a Emagresee Bragança Paulista. Ela por meio da profissional especializada em harmonização facial, a biomédica, Drª. Naara Pinheiro vai falar um pouco do procedimento conosco. E já começa nos informando que quando se fala em harmonização temos a falsa ideia de um único procedimento, mas pondera, explicando que, na realidade, é uma combinação de vários procedimentos, como preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, fios de sustentação, microagulhamento, peeling, botox e ultrassom microfocado.

As reuniões via zoom, os encontros no google meetings, as selfies e o filtros fizeram com quem cada vez mais nos deparássemos com nossos rostos e notássemos imperfeições. Dentes brancos, peles bronzeadas, nariz fino, lábios carnudos e olhos puxados, essas são algumas das mudanças que os filtros fazem e que permitem ao usuário do instagram se enxergar de uma outra forma e, inclusive, querer tirar aquela aparência virtual e levá-la para o mundo real.

É óbvio que essa insatisfação com a imagem não deriva apenas de pandemia, instagram e filtros. Elas já existem há muito tempo nas clínicas estéticas e consultórios dermatológicos. O que sentimos foi apenas um agravamento dessa situação em virtude dessas novas realidades que estamos experimentando.

A Drª. Naara nos explica que a maioria das pessoas que chegam à consulta querendo ficar próximas a filtros de redes sociais ou com vídeos prontos, tentando se aproximar muito deles.

Uns dos grandes contras da harmonização facial está exatamente os excessos que podem modificar rostos e torná-los irreconhecíveis, como aconteceu com o cantor Lucas Lucco, que publicamente manifestou seu descontentamento com sua harmonização facial.

E aí que está a diferença de um profissional capacitado e que avalia as condições do paciente, segundo a Drª. Naara que nos contou que preza pela naturalidade. Completou que a harmonização não modifica rosto, mas sim apenas o melhora.

Se por um lado as pessoas têm buscado melhorar. Por outro lado, a geração Z vem com uma premissa de aceitação e valorização das suas características físicas e pessoais.

Os homens, na sua grande maioria, segundo a Drª, buscam realçar características de virilidade e masculinidade. Além de prezarem também por uma aparência mais jovem.

Por isso, a harmonização ideal para eles, já que, eles gostam de coisas práticas, rápidas, imediatistas. Além disso, não querem ficar retornando ao consultório, pois querem seguir a vida normalmente.
Rápida, com pouca dor, sem resultados artificiais, reversíveis e que permite o retorno quase que instantâneo da rotina, a harmonização facial é extremamente indicada para o público masculino, que demanda muito a naturalidade.

Antes de entender o que é ideal para cada paciente, convém verificar e ponderar algumas situações que na Emagresee Bragança Paulista são feitos. Avalia-se idade, condições físicas e biotipo, para que os anseios do cliente sejam prontamente atendidos. Pois, com o passar do tempo perdemos massa óssea. Há diminuição de gordura e tônus muscular. A produção de colágeno também diminui. E isso aumenta a flacidez da pele. Para cada uma dessas perdas já um processo específico, explica a biomédica.

Para dar volume e sustentação, usa-se o ácido hialurônico e os fios. Já o botox paralisa os músculos para que sumam as rugas. E os estimuladores de colágeno trazem de volta a produção de colágeno naquela região.

A realização de harmonização tem sido constantemente criticada pela padronização dos rostos e por conseguinte, tornar todo mundo igual. Além disso, por dar vida ao narcisismo, mas a Dr. Naara logo refuta isso, nos informando que são apenas realces de estrutura da própria pessoa. Jamais a base do rosto será alterada. Apenas se busca o equilíbrio ou o retorno de estruturas perdidas com o tempo.

Eu mesmo sentia uma necessidade enorme em realçar a minha boca, pois possuía lábios muito finos. E só consegui isso com preenchimento labial e só a Drª Naara atingiu o desenho perfeito para o meu rosto. Mas, no ano passado, eu participei do evento da Allergan Aesthetics que tratou do preenchimento de malar, local de maior queixa e vontade de modificação por parte dos homens.

Mas por que esse fascínio pela harmonização facial?

Segundo a Drª, os procedimentos são minimamente invasivos, rápidos, sem hematomas, com recuperação rápida e, por isso, acabam atraindo mais os homens. Ela conclui que eles são mais seguros, não há cicatrizes, cortes, internações ou cirurgias. Além disso, só se utiliza anestesia local e no caso do ácido hialurônico e alguns outros procedimentos, não gostou ele pode ser retirado.

Porém, é necessário entender que o processo de envelhecimento nunca para e que a harmonização facial não irá interrompê-lo. No mais, convém entender que um estilo de vida saudável, bebendo muita água, tendo uma alimentação saudável, não consumindo álcool ou cigarro, praticando exercícios e usando filtro solar são essenciais no retardamento do envelhecimento.

Atualmente, dermatologistas, cirurgiões plásticos, dentistas e biomédicos podem realizar o procedimento.

O importante é se sentir bem. Insegurança todo mundo tem com o próprio corpo. Se você está bem, ótimo. Senão somos super a favor de melhorarmos. Sempre dá para melhorar. E com isso, por que não fazer harmonização facial?

Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.
Post criado 520

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
A importância do Setembro Amarelo O Pop-Punk está voltando à moda! PEÇAS QUE AS MULHERES ODEIAM NOS HOMENS Old Money: A estética ‘Rico Vintage’ Truques de estilo para homens gordinhos