georgeclooney

Normalmente são os filmes femininos que costumam ser associados com grandes momentos da moda. Apesar desse fato contundente, é inegável afirmar que ao longo dos anos surgiram diversos filmes icônicos que também influenciaram e serviram de inspiração para a moda dos homens e hoje vamos falar um pouco sobre os principais.

Sean_Connery_1971Foto por Nationaal Archief/CC BY-SA 3.0 NL

A década de 1960 realmente começou com o clássico conjunto black-tie personificado por Sean Connery nos seus filmes no papel do internacionalmente famoso agente secreto James Bond.

O figurino clássico rotineiramente também era alternado com uma jaqueta com gola ou gola xale. A figura alta e com ombros largos de Connery combinavam com o caimento de todas as peças para formar um ar de graça masculina que tornava o espião simplesmente irresistível dentro e fora das telas.

John-Travolta-antigamenteFoto por Towpilot/CC BY-SA 3.0

Na década seguinte a moda masculina foi praticamente dominada pelo estilo de John Travolta em Os Embalos de Sábado à Noite, filme que também foi responsável por resgatar a carreira da banda Bee Gees.

No longa, o figurino foi caracterizado por calças justas e compridas, usadas sobre botas baixas, jaquetas justas e camisas coloridas de poliéster com golas grandes. As camisas sempre eram usadas bem abertas no estilo europeu continental e era comum ver homens usando grandes e estilosos colares por fora da jaqueta.

Pitt_Clooney_DamonFoto por Tanaya M. Harms/Public Domain

Avançando um pouco no tempo chegamos a Onze Homens e Um Segredo. O filme apresenta os excelentes estilos de George Clooney e Brad Pitt enquanto eles andam pelos cassinos e suas majestosas roletas, que foram inventadas na França e amplificam sobremaneira a elegância de qualquer cena em que aparecem.

O estilo e a fotografia dos homens desse filme e da versão original de 1960 é tão elegante que conseguiu realizar a façanha de fazer o caminho reverso e inspirar Oito Mulheres e um Segredo, um ícone recente da moda feminina.

jogos-vorazes-modaFoto por Jennifer Lawrence Films/Public Domain

Apesar de não ter inspirado tanto a moda masculina, o estilo da franquia Jogos Vorazes também merece ser citado. Não só pelo incrível e eloquente figurino dos personagens, que transmite como poucos diferentes mensagens sobre cada um, mas também pelo papel que o figurinista Cinna, representado por Lenny Kravitz, tem na trama.

No mundo futurista da série, os estilistas também são responsáveis por vestir os concorrentes dos já mencionados Jogos e sua função é essencial para que eles consigam conquistar o apoio do público e vencer.

Poucos filmes conseguiram transmitir de maneira tão clara a importância do estilo visual de cada um e como a moda tem um papel essencial nas diversas camadas sociais da sociedade.

ryan-gosling-cinemaFoto por AlBBie905/CC BY-SA 3.0

Outro filme que influenciou muito a moda masculina foi Drive, um emocionante neo-noir estrelado por Ryan Gosling e com figurino por Etrin Benach. Na trama, Gosling interpreta um mecânico que também atua como motorista de fuga.

O guarda-roupa bem escolhido serve muito bem para mostrar a distinção entre as duas profissões e personalidades, que alterna entre simples calças e camisetas e uma jaqueta coreana de estilo cetim.

Esse estilo de jaqueta era popular nos Estados Unidos nos anos 1950 e sempre contou com grandes imagens em volta nas costas. Essa peça foi feita especialmente sob encomenda para o filme e a figura escolhida foi um grande escorpião, que compõe um visual que já foi imitado inúmeras vezes desde o lançamento e pode servir de inspiração para outras combinações históricas.

daniel-craig-007Foto por www.GlynLowe.com/CC BY 2.0

A moda tem o costume de dar voltas e faz sentido terminar essa jornada retornando ao visual repaginado de James Bond, dessa vez interpretado por Daniel Craig. Os filmes mais famosos da franquia com o ator contaram com os figurinistas Lindy Hemming e Jany Temime.

Dessa vez os ternos escolhidos para o agente foram principalmente os do estilista Tom Ford, cuja estética única e elegante também pode ser observada no clássico Direito de Amar. Hemming usou ternos azuis escuros para realçar os olhos de Craig, já Temime preferiu as cores mais claras para que elas combinassem com os cabelos loiros.

Conforme foi mencionado no começo, existem inúmeros outros exemplos que poderiam ser citados, mas a ideia foi escolher alguns dos principais para criar uma jornada através das eras que pudesse servir como inspiração para compor diversos tipos de visual e experimentar.

Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.