cruzeiro

Eu já tive a oportunidade de fazer três vezes viagem de cruzeiro. E sempre que embarco em um, acabo recebendo mensagens de leitores / seguidores pedindo dicas do que levar na mala para uma viagem de cruzeiro.

Se você também tem essa dúvida, aqui ficam algumas dicas. Começando pelo que não pode levar:

O QUE NÃO PODE LEVAR:

Assim como uma viagem de avião, eles não permitem a entrada de itens que emitam calor ou produzam chamas, como ferros de passar, mini fogões elétricos, velas, incensos e qualquer outro item que possa gerar incêndios (isqueiro é liberado).

Qualquer tipo de arma, tesouras, facas, explosivo ou item que possa oferecer risco à saúde e segurança dos hóspedes e ao meio ambiente.

Alimentos ou bebidas, alcoólicos ou não: garrafas e latas fechadas serão retidas, e as abertas não serão devolvidas (toda bagagem está sujeita a inspeção por cães farejadores).

Também é proibido entrar com droga ou substância ilegal.

mala-navio

O QUE LEVAR NA MALA:

ROUPAS

Isso vai depender bastante do tipo de cruzeiro que você vai fazer e a localidade. Mas pensando nos cruzeiros no Brasil, vale a pena levar roupas confortáveis, vários trajes de banho e algumas peças mais sociais.

O bacana é que você pode caprichar na mala, sem medo de ficar sem roupas para usar na viagem. Isso porque cada passageiro pode levar uma mala com até 90 kg!

Vale lembrar que a maioria do tempo você vai passar ou na piscina ou em demais locais do cruzeiro que são mais tranquilos, sem necessidade de um look formal. E sempre existem paradas para conhecer alguns destinos, como Ilhabela, Balneário Camboriú, Salvador, etc. Nesses momentos você também vai acabar usando trajes de banho (se for nadar na paia) ou mais casuais (para fazer passeios turísticos).

Na minha mala eu levei: 3 shorts de banho, 2 bermudas casuais, 2 calça jeans, 4 camisetas básicas (2 regatas e 2 camisetas gola V), 3 camisas florais, uma camisa xadrez, um colete, um blazer, 3 calçados, 1 chinelo, perfume e acessórios de montão.

É interessante dar uma olhada na programação do cruzeiro para você preparar alguns trajes que podem ser necessários. Isso porque alguns cruzeiros fazem “A Noite do Capitão” ou algum outro tema referente a época que você estiver viajando. E é sempre bacana usar o traje de acordo com o que pedem, isso para poder participar das atividades e fazer estilo em alto mar. ;)

Durante a noite, normalmente, você pode reservar jantares nos restaurantes do Cruzeiro, assistir espetáculos, ir no Cassino, etc. Nesses momentos você pode caprichar no look, usando camisa, blazer e afins.

REMÉDIOS

É sempre importante levar um pequeno kit com medicamentos que possam ajudar em casos de dor de cabeça, resfriado, mal-estar, bolha no pé, etc. No Cruzeiro existe enfermaria, mas dependendo do caso – de uma doença ou problema específico – pode ser que não existe remédio para você.

DEMAIS DICAS

Se você vai carregar câmera, celular e afins, vale a pena levar um adaptador (T ou Benjamin). Isso porque as cabines convencionais costumam ter 2 tomadas no máximo. No último cruzeiro era uma tomada convencional (2 ou 3 pinos) e uma internacional (aquela com 2 pinos retos).

Normalmente o cruzeiro trabalha apenas com dólares, por isso esteja preparado para isso. Você pode passar no cartão de crédito facilmente, mas lembre-se que depois tem IOF e tudo mais. rs

A internet no cruzeiro geralmente é cara, mas pode ser contratada facilmente. Se você não pode ficar sem internet durante a noite, quando normalmente some o sinal de 3G/4G devido ao navio entrar em alto mar, esteja preparado para mais esse custo na viagem. Eu preferi ficar sem internet durante a noite e curtir o cruzeiro.

Ah, por fim, não esqueça de protetor solar e repelente (dependendo do local que você vai descer será necessário, como, por exemplo, Ilhabela).

cruzeiro-viagem-guicury

É isso aí! Se tiver alguma dúvida, é só perguntar!

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.