Sobriedade, conforto, minimalismo e qualidade.
São alguns adjetivos que definem a Calvin Klein marca que é sinônimo de construção sofisticada sem deixar de lado o casual chique.
Calvin Richard Klein nasceu no Bronx em Nova York e ainda criança já demonstrava certo talento para a moda. Aprendeu como autodidata a costurar e desenhar e conseguiu uma bolsa de estudos no FIT (Fashion Institute of Technology) uma das se não a melhor faculdade de moda dos estados unidos.
Começou por baixo, trabalhando como aprendiz em uma loja de casacos e com muito esforço conseguiu u$$10 mil de capital, do que viria a ser um grande império.
Sem muita pompa em 1968 surgia a Calvin Klein que com a união de dois gênios, Klein como designer e Schwarts como administrador conseguiu chamar atenção do mundo da moda.
O estilo minimalista da sua primeira coleção que contava com casacos capas e paletós impressionou o gerente de departamento da Bonwit Teller que lhe fez uma encomenda de u$$ 50.000.
Isso foi apenas o começo, em 1979 o estilista entrou para historia ao receber o Coty Award (que recebeu novamente em 1974 e 1975). E como toda grande marca foi diversificando suas coleções, foram criadas roupas femininas, roupas esportivas e com um diferencial.
As linhas clássicas e suaves deram as caras até nas coleções esporte, com suéteres de gola rolê e calças mais estreitadas.
Calvin foi o primeiro estilista a conseguir colocar o jeans nas passarelas, provocando os mais conservadores.
Com a expansão em alta nos anos 80 a grife entrou em ainda mais seguimentos, roupas intimas, perfumes e uma marca alternativa mais jovem e urbana.
Com mais de cem lojas espalhadas pelo mundo em vários paises como suíça, Espanha, Japão, França e até Cingapura Calvin vendeu a marca para um grupo norte-americano Philips-Van Heusen (PVH) por US$ 438 milhões e ainda US$ 30 milhões em ações e participação nas vendas até 2018, entretanto continuou trabalhando como consultor de criação.
No mesmo ano contratou o brasileiro Francisco Costa para assumir a coleção masculina (Francisco que já passou por Oscar de la Renta e Gucci,em breve farei um post á parte)
Klein tem uma paixão pelo Brasil e sempre que possível passeia por Ipanema no Rio de Janeiro!
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1968
● Fundador: Calvin Klein e Barry Schwartz
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca: Phillips-Van Heusen Corporation
● Capital aberto: Não
● Presidente: Tom Murry
● CFO: John Van Glahn
● Estilista: Francisco Costa e Ítalo Zucchelli
● Faturamento: US$ 5 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 120
● Presença global: + 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.300
● Segmento: Roupas e acessórios
● Principais produtos: Roupas e acessórios, perfumes, jeans.
● Ícones: Os perfumes e os jeans
● Website: www.calvinklein.com
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o primeiro a colocar o jeans na passarela… não sabia que o jeans já foi “hostilizado” pelos estilistas e profissionais de moda.
EU AMO CALVIN KLEIN! Para mim ele é o que há de melhor em tudo!
minha marca favorita, sem dúvidas!
gosto desde cuecas a blazer…so q verdade seja dita, comprei o perfume CK BE(o preto) e achei horrível..quem quiser to vendendo…hehehe
Tb gosto da marca, TER:
uma cueca, um perfume e um jeans ck é essecial!!
No mais, não tem nada de tão interessante e criativo, bastante comum e quase cafona certas criações e aquilo que vai para as lojas.
sou apaixoado por Calvin Klein ta que eu não tenho muitas peças ja que eu moro em interior e aqui n tem loja mas eu amoo
Bem massa a história, legal o post, mas o texto precisa de uma revisão pesada, pois está cheio de erros de português, e isso não deve existir em um blog ótimo como o MPH, né? Fica a dica.
não concordo com o thiago…tenho umas camisas da CK q são lindas e totalmente incomuns…tanto em corte, tecido e acabamento…
não concordo com vc Thiago…tenho umas camisas da CK q são lindas e totalmente incomuns…tanto em corte, tecidos e acabamento…mas se tu estiver falando de óculos “retrogay”, BOLSAS( hahahaha)e ou qquer tipo de roupa q fora de uma passarela quem usa so pode ser “ultracool” ou ” fashion do interor”…ai sim concordo contigo!