Hoje é dia de falar de assunto que interessa a muito homem: queda de cabelo, falha na barba, barba rala etc. Geralmente tudo isso é resolvido com Minoxidil. O composto preferido pelos homens para aumentar autoestima tirada pela falta de fios de barba ou pelo cabelo ralo.
Só que nem todos usam o composto de forma correta e com a ajuda do Dr. Lourenço Soares identificamos os principais erros que muitos homens cometem quando estão fazendo o tratamento com Minoxidil.
Suspender o uso no início do tratamento.
Como nos aponta o Dr. Lourenço, os caras se assustam no início do tratamento porque o Minoxidil faz os cabelos caírem mais. Oloco, como assim? Sim, é verdade isso. O produto tem efeito shedding. Mas o que seria essa linguagem técnica de médico?
Efeito shedding é a aceleração da queda dos fios de cabelo que ocorre no início do tratamento. Essa fase é bastante angustiante para os pacientes, pois dá a impressão de piora da sua condição capilar. Pois é, os fios estão caindo, mas vão nascer outros. Não tenha medo, você não ficará careca ou pelado na barba.
Iniciar o tratamento sem orientação.
Eu mesmo já vivenciei essa experiência, recebi Minoxidil para testar e choveu seguidor pedindo e acabei até doando. Mas segundo o Dr. Lourenço esse erro é grave, pois há diversas outras formas de combater a queda dos fios de cabelo bem como da barba rala.
Há diversos tratamentos existentes no mercado e nem sempre o Minoxidil é o mais eficaz. Um bom tricologista avaliará seu caso e dirá se realmente o Minoxidil é o tratamento adequado para o seu problema. Vitaminas, suplementos, outros medicamentos e tratamentos também podem ser a solução.
Achar que usar concentração acima do indicado (5%) vai potencializar seu tratamento.
Sem orientação nenhuma, tem gente que vai lá e manda manipular concentração acima da ideal (5%) achando que terá resultados melhores. Porém, como nos informa o Dr. esse erro é gravíssimo, pois a concentração acima da ideal pode trazer efeitos colaterais ao paciente (pertricose, eritema local, coceira, pele seca, descamação do couro cabeludo e exacerbação da perda de cabelos).
Ressalta o especialista que se você quer dar um up no tratamento, isso poderá ser feito de outra forma. Com vitaminas, suplementos e finasterida, por isso a consulta de um profissional é o mais adequado.
Parar o tratamento por não ver os resultados.
Muita calma nessa hora. Todo tratamento tem um tempo necessário para acontecer. Não é da noite para o dia.
Pondera a nós, o médico especialista em cabelo masculino, que o tratamento demora em média 3 meses para que você consiga ver os primeiros resultados. Lembrando que cada caso é um caso e cada paciente tem um tempo médio para ver os resultados.
No mais, é importante fazer o tratamento de forma correta, aplicando o produto conforme determinado, sem esquecer de aplicar ou errar na quantidade.
Dúvidas sobre Minoxidil? Mande para nós, que com o apoio do Dr. Lourenço responderemos a todos!