Hoje muitos acreditam que a moda é um privilégio dos ricos e na maioria das vezes os culpados de impor esta impressão vêm da própria mídia. O mundo da moda na maioria das vezes é retratada somente pelos grandes estilistas mundialmente famosos, desfiles de acessos ultra exclusivos, propagandas que exaltam o glamour dos milionários e acaba deixando de lado aqueles que são menos inteirados com o meio, o que acaba impulsionando aquela pessoa crer que só se pode estar na moda quem ganha “x” ou “y” por mês, têm carros do ano, freqüenta as melhores festas e etc.
Claro que para aqueles que convivem ou acompanham pelo menos um pouco do que realmente é este mundo cheio de detalhes e novidades, sabem que a moda é algo super possível mesmo pertencendo a classes sociais menos providas de recursos. Mas a questão é: Como ficam aqueles que não costumam procurar conhecer o que realmente é o mundo da moda e suas inúmeras possibilidades? E principalmente a maioria dos homens, que tão pouco parecem se interessar em conhecer esta realidade? Vão sempre ficar com esta impressão imposta pela mídia e continuar a se vestir sem uma mínima instrução de como poderia se vestir melhor?
O homem sim, está cada vez mais procurando conhecer a moda, o metrosexualismo nunca esteve tão presente na população como nos dias de hoje, mas o que se sabe é que para a indústria da moda estes números ainda não são o suficiente para que se possa investir pesado pensando neles e a preferência ainda continua sendo delas, as maiores consumidoras deste mercado, as mulheres.
Esta, sem dúvida, é a década da comunicação. Orkut, facebook, messenger, twitter e blogs estão sendo atualmente as armas mais poderosas para promover a moda masculina, mostrando o quanto ela é possível seja de qualquer classe social, contanto que se esteja por dentro do que a estação propõe e promete ser tendência, por exemplo: cores, materiais, cortes, volumes, acessórios e muitos outros quesitos que compõem uma tendência. Mostrando e orientando tudo isso em uma linguagem pratica e de fácil entendimento para com todos.
As ferramentas estão disponíveis ao acesso de todos e depende dos que possuem um pouco mais de conhecimento e experiência no assunto que eles possam compartilhar o que sabem com os que buscam conhecer a moda e suas possibilidades.
Cabe a nós jornalistas, bloggers, homens, mostrar que também podemos ser potenciais consumidores e que estamos cada vez mais interessados a fazer parte de igual com as mulheres neste mercado atualmente dominado por elas.
Colaboração: Paulo Fraga.
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