calca-alfaiataria-e-camiseta

Habituados com o dia a dia na moda, muitas vezes escrevemos aqui como se todo o leitor tivesse o mesmo nível de compreensão. Muito pelo contrário, lidamos com diferentes tipos de leitor. Desde aquele leigo que busca dicas simples e corriqueiras, como por exemplo: como usar xadrez. Até os mais graduados, que já discutem assuntos polêmicos, como cadeia produtiva, meio ambiente e mão de obra…

Sim, é difícil atender aos anseios de cada leitor e pensando nisso preparamos uma pauta específica.

Um guia de calças masculinas.

É óbvio que para montar um guia, temos que ter um parâmetro. E o nosso parâmetro são os diferentes tipos de modelagem. São 6 tipos diferentes de modelagem que vale a pena conhecer.

Calça Skinny

skinny6

É um tipo de modelagem slim, porém mais ajustado ainda. A calça skinny significa uma modelagem justa e colada ao biótipo físico da pessoa. Similar a uma legging, só que em outros tecidos. Ela fica colada ao corpo.

Embora haja muita resistência, esse tipo de modelagem tem sido considerado ultrapassado, uma vez que o momento é das modelagens soltas, amplas e descomplicadas.

Calça Slim

slim-jeans-men

Slim é um tipo de modelagem que possui como referência o ajuste. As peças na modelagem slim possuem caimento perfeito. Não sobra nem falta nada de tecido.

Esse é o tipo de modelagem mais recomendado no caso de alfaiataria, por ser ajustado e perfeito às linhas do corpo, mantendo elegância e não atrapalhando nos movimentos.

No caso da calça assim como a nossa perna, a calça vai afunilando acompanhando o formato do nosso corpo. O resultado é uma silhueta perfeita.

Calça reta

calca-cintura-alta-camiseta-por-dentro

Calça modelagem reta é estilo aquela calça dos funcionários do MC Donald’s. O corte é simples e sem acompanhar a silhueta do corpo.

Dê adeus à calça skinny, pelo menos por enquanto. Aquela “zoada” calça centropeito que você vê nas fotos nossos pais está com tudo. E quem já riu dela, mal sabia que ela iria rir por último.

As modelagens amplas, retas, oversized e com cintura alta continuam são a bola da vez. Ah, sabe aquele jeans bem clarinho com cara de velho. Sim, essa é também a lavagem ideal.

Calça Jogger 

Calca-Jogger-Calcados

A calça jogger é uma calça em que o cós (parte superior) e as barras são feitas de elástico (basicamente esse é o seu diferencial em relação aos demais modelos de calça).

Parece pouco, botar um elástico em cada extremidade da peça, mas os efeitos de estilo são muitos. Isso muda totalmente o visual da peça. Ela ganha um novo design, nova forma e modelagem diferenciada. Passa a dispensar o uso de cintos.

Para falar a real, é uma puta peça confortável, moderna e cool, mas mesmo assim ainda sinto aquela falta de ver os caras usando mais. Talvez ainda se popularize com o tempo. Pois lembremos que aqui (Brasil) as coisas realmente chegam devagar. Mas já pensando em você, falaremos um pouco mais sobre ela.

Track Pants

track-pants-style

São as famosas calças esportivas. Aquelas calças com tecidos sintéticos e com referências a marcas próprias do universo esportivo. Com faixa lateral ou com botões, elas viraram febre por ai. Preto com vermelho são as cores que estão dominando.¨

Calça Cropped

calca-cropped-masculina

A palavra cropped se for traduzida significa cortada, ou seja, algo que foi cortado.

Quando vem a nossa mente que é algo é cropped é porque é mais curto, tanto a blusa quanto a calça.

A calça cropped tem a barra bem mais curta. Então é nítida a percepção do modelo. Desse modo, esse modelo nunca será (e nem precisaria ser) dobrado.

calca-preta-cropped-masculina

Espero que o nosso guia ajude e sirva a todos. O nosso compromisso maior é com a informação. Logo, que a partir de agora quando citarmos alguns desses modelos, não queremos ninguém com dúvidas.

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.