terno-verao

Por meio da matemática já explicamos aqui a diferença entre terno e costume.

Terno= paletó + colete + calça
Costume = paletó + calça.

Tudo que falarmos aqui valerá para os dois (terno e costume), pois são basicamente a mesma coisa, o que muda é que um tem o colete. Na prática o colete não vai interferir em nada para se ter ou comprar as peças. Então vamos a algumas dicas sutis e boas que vão te ajudar muito na hora de escolher o conjunto da obra ou mesmo na hora de vestir o seu (terno ou costume) que está parado no guarda-roupa.

Modelando de acordo com o biótipo.

alfaiate

Nem todo mundo tem a percepção para entender se a modelagem do seu terno é a ideal. Logo, a contratação de um profissional (uma costureira ou alfaiate) pode resolver metade dos seus problemas.

No momento, o ‘creme de la creme’ da alfaiataria é a modelagem slim fit. Modelagem slim fit é diferente de apertado. Slim fit é o mesmo que exato, ajustado ou certo. Logo, um gordo, um magro ou um cara forte poderão fazer uso da modelagem, pois ela será na medida do seu biótipo físico.

A diferença de um costume ou terno bem ajustado é gritante! Essa imagem diz tudo:

Terno ajustado

A costura do ombro conversa com a gente sem falar nada.

Eis que ninguém é obrigado a entender de modelagem, tanto que a gente indicou valer-se da ajuda de profissionais. Mas quando o assunto é costura ela fala com a gente. Aliás, grita minha gente.

ombro-blazer

A costura do paletó ou blazer deve estar exatamente sobre o ombro.

Se estiver caída (abaixo do ombro) a sua peça está larga, e parecerá que o defunto era maior. Ou se estiver muito acima, estará apertada e, já era, seus movimentos.

É nítido aos olhos de quem vê!

Por falar em paletó e o comprimento da sua manga?

Simples. Tem que sobrar um ou dois dedos de camisa aí. Ok, mas você deve observar isso em pé ou sentado (como se fosse dirigir). Ao experimentar a peça, repita diferentes movimentos, em pé e sentado, para não ter erro.

manga-terno

Há outras opções além da manga da camisa aparecendo. Pode ser o osso do antebraço na junção com o punho aparecendo, ou, um acessório, como uma pulseira ou relógio (que fará a vez da manga da camisa).

E qual deve ser a altura do paletó? 

Quando falamos em altura aqui, estamos na realidade falando do tamanho ou comprimento dele.

Ele deve cobrir seu quadril e não toda a bunda, ai está o X da questão. Nesse caso, o que abunda prejudica. Então, preste atenção se não está cobrindo toda a região das nádegas.

comprimento-terno

Em pé e com os braços esticados, o comprimento da peça de ser um pouco acima do polegar, já sentado e fechado ele não pode cobrir todo o cavalo da calça.

E como que calça a calça? 

A calça se divide em 3 partes: barra, comprimento e cintura.

A gente dá os devidos cumprimentos ao comprimento ideal.

O comprimento ideal é aquele que não sobra nem falta. Se faltar vai aparecer pele da perna e se sobrar calça ficará enrugada sobre o sapato, dando um ar de desleixo. O comprimento ideal merece uma salva de palmas e ele se deve a uma barra de calça bem feita.

calca-terno

Mens não queira ser barrado no outfit só por causa de uma barra de calça. O importante é fazê-la. Qual tipo de barra você irá escolher são outros quinhentos. 

Atenção à cinturinha de pilão.

Essa é uma região complicada, por isso merece máxima atenção. O ideal é um ou doís dedos abaixo do umbigo. Ok? Os gordinhos devem dar preferências a calças mais lisas (nada de pregas). Só isso!

Qual é a cartela certa para cantarmos bingo?

A cartela de cores ideal é aquela básica, do dia a dia. Tenha pelo menos 1 terno preto e 1 azul-marinho. Se puder ter mais, um terno cinza também é bacana, por ser mais apropriado para dias quentes.

look-social-terno-cinza

O tecido é que faz a diferença.

Tecido natural é o que há na alfaiataria, pois são mais frescos. Evitar os sintéticos é uma opção para evitar o calor, pois a gente sabe que aqui a coisa pega fogo, porém eles são muitos mais baratos.

A lã fria é o tecido ideal para quem procura algo de qualidade e está disposto a gastar uma graninha.

homem-terno-quartzo-rosa

Bom, com essas dicas supimpas e certeiras não tem como errar na hora de escolher seu terno ou costume. E aí, você tem algo para acrescentar aqui?

Escrito por Diogo Rufino Machado
Ariano. Apaixonado por moda masculina e música eletrônica. Advogado. Jornalista de moda e blogueiro nas horas vagas.