Alessandro Michele, o designer por trás da Gucci, tem como um de seus principais objetivos combater os estereótipos de gênero. E a melhor maneira de fazer isso é criando peças que possam ser usadas por homens e mulheres, concorda?
A sua colecção Outono/Inverno 2020 masculina está cheia de camisas compridas que se assemelham a vestidos e houve uma que chamou a atenção de várias pessoas na internet. No site, a grife italiana chama a peça de “camisa longa”, mas a seção onde pode ser encontrada é na de “vestidos”.
A verdade é que o modelo é realmente de um vestido e que, como sugere a marca, pode ser usado por cima das calças (para não chocar tanto, rs). O preço da ousadia é 1900 euros.
Como não é uma peça muito comum no vestuário masculino, acabou chocando muita gente.
Mas vale lembrar que algumas personalidades já usaram vestido pra “quebrar paradigmas”.
Na minha opinião foi um tiro certo da Gucci. E que a moda se transforme, de uma vez por todas, em um espaço para se divertir com as peças, sem se preocupar com estereótipos de gênero.
O que achou do vestido para homens?
Que coisa ridícula, um cara com a coragem de vestir um negócio desses na rua. A industria da moda e do desvirtuamento do homem tradicional pode tentar, mas todo mundo sabe, até vocês que uma barbaridade dessas nunca vai colar na sociedade. Podem tentar com essas bizarrices quanto quiser, mas desistam que isso não adianta.
Você está certo sobre essa tentativa não ter futuro. Não é com esse vestido esquisito aí que a moda vai pegar.
Mas as roupas vão mudar. Você não usa costume e chapéu no dia a dia como era comum nos anos 30 e muito menos o rococó dos anos 1500.
Não duvide de que seus netos venham a usar um vestido igual a esse ou algo muito pior um dia.