Formatura: Que roupa usar?

formatura

Enfim chegou o tão esperado dia da formatura. Depois de tantas provas, exames e trabalhos, você ainda tem que resolver um último problema: “Que roupa usar?”

Antes de pensar em qual roupa usar é importante lembrar algumas coisas:
(PS: A maioria das dicas servem para convidados também)

Pesquise se existe um traje obrigatório para a formatura. Muitas vezes esse traje está descrito no convite que é enviado para os convidados. Nós temos um post que explica um pouco sobre cada tipo de traje. Mesmo se não constar nada no convite -o que muitas vezes acontece- converse com seus professores, diretores e até colegas da sala, para ver se existe um traje que vai ser padrão para todos os alunos. Normalmente as formaturas de 8ª série e 3º colegial são mais informais, já as de ensino superior exigem algum tipo de traje.

Saiba mais sobre o local da formatura e o clima do dia. Vai chover? Vai fazer frio ou vai estar como o Deserto do Saara? No local que acontecerá a festa tem ar condicionado? Ou eles vão usar aqueles ventiladores gigantes que só refrescam as mesas que estão perto da parede? Essas informações são importantes para você compor o seu look. Se você sabe que vai estar calor, é importante focar nas roupas leves, já se tiver um bom ar condicionado, aproveite para ousar nos acessórios e blazers mais elegantes.

Formatura é um evento social e não uma festa de amigos. Lembre-se que seus pais, avós, irmãos, romances e afins, estarão na festa. Por isso, arrume-se de uma forma que vá agradar a todos e não somente os seus amigos. Não use a formatura para ser o cara brincalhão e ousado que você não foi durante as aulas. E para os brincalhões, use a formatura para mostrar que você sabe se comportar em algum momento da sua vida, seja adulto pelo menos essa vez.

Marque pela elegância e não pela ousadia. Como você sabe que pode ser sua última festa com um grupo de amigos e o clima de “despedida” está no ar, geralmente existe a vontade de criar um look para marcar na memória de todos, certo? Repito novamente: “Marque pela elegância e não pela ousadia.” É comum ver gente querendo fazer brincadeiras com cuecas, ir de All Star quando o traje é social, usar gravatas com mulheres peladas, usar peças neon, etc. E no fim acabam sendo o motivo de piada da turma. As pessoas dão risada, mas ninguém quer esse elemento no seu álbum de formatura. Diferente daquele que foi para a formatura com um look simples mas elegante, que chamou a atenção de todos pelo “bem vestir” e não pela ousadia.

Use maquiagem se necessário. É comum ver gente decepcionada com as suas fotos de formatura porque estava com uma espinha ingrata no meio da testa. Já fiz um vídeo que ensina dicas básicas para cobrir espinhas e deixar a pele preparada para uma festa ou sessão de fotos. Se você seguir as dicas, ninguém vai reparar que você está de maquiagem e você estará preparado para qualquer foto! 😉

Divirta-se com moderação. É normal querer beber todas, sair pulando em cima dos amigos, subir no palco do dj ou da banda, etc. Mas lembre-se da moderação. Não é para ficar igual um bobo no canto da festa, mas também não é para ser aquele que vai ser o primeiro a usar o ambulatório. Festas de formatura, por mais simples que sejam, são caras. Já vi dezenas de rapazes que não se controlaram com a bebida e depois se arrependeram, pois deram vexame na frente dos familiares e amigos e -em alguns casos- fizeram algumas pessoas saírem da festa para levá-los para o hospital. Não estrague a festa de alguém, não estrague a sua festa.

Dicas de looks

Agora sim, confira algumas dicas de looks e combinações de peças para você se inspirar na hora de escolher a sua roupa para uma festa de formatura.

Blazer + Jeans

Colete + Camisa

Camisa + Calça Social + Sapato

Camisa + Blazer + Calça Social + Sapato

Gravata borboleta no lugar da gravata convencional

Passeio Completo (Blazer, Camisa, Gravata, Calça Social e Sapato)

 Look referência. Destaque para os ajustes de blazer e calça.

Marcando pela elegância (GALA)

Uma ótima formatura!

36 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 10 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.
Post criado 2923

13 comentários em “Formatura: Que roupa usar?

  1. Bom dia Guilherme,

    normalmente aqui usa-se muito o costume completo (vulgo terno né?). Eu acho interessante usar sem gravata, pois não acho um evento tão formal assim, rapidamente as gravatas vão-se embora durante a festa.
    Mas dizem que a gravata é um único grande diferencial numa festa dessa para o homem. Você acha que fica estranho usar o lenço no bolso do terno e não usar a gravata? Gostaria de saber sua opinião sobre essa proposta.
    Obrigado.

  2. Preciso de sua ajuda quanto a roupa, cor , sapato etc…,para a colação de grau do 3º médio dentro da Igreja do colégio nesse mês de dezembro. O meu filho tem 17 anos é claro com cabelos pretos.
    Obriga.

  3. Fui convidado pra uma formatura curso de psicologia em um lugar muito chique e sofisticado sou gordinho uso tranças africanas no cabelo vou fazer um.coque mais não tenho nenhuma noção do que vestir e calçar vou usar um sapato preto mocassim eu acho mais não gosto de terno o que eu posso usar???

  4. Gente fui convidado para a colação de grau de uma grande amiga que roupa devo usar? Não gosto de gravatas. Devo usar um blazer+camisa+ calça social ou um colete+ camisa?

  5. Sou convidado para um baile de formatura de uma turma de Direito, tenho um terno de giz de risca, devo ir com ele?
    Está na moda esse tipo de terno? Co9m grava ou sem?
    Ajude-me, dê-me um a orientação pelo e-mail.
    Grato.

    1. Rogerio, tudo bem? Se for um terno bem alinhado ao corpo, rola bem sim. Risca de Giz nos cortes atuais está em alta. A gravata é importante num evento de Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
7 Melhores Perfumes Árabes Masculinos 10 sobrenomes que indicam que seus ancestrais eram Egípcios CAMISA MASCULINA DE CROCHÊ ESTÁ EM ALTA 7 PERFUMES MASCULINOS PARA O VERÃO Ano Novo: As cores e seus significados