Poucas vezes damos importâncias a eles. Em muitas ocasiões nos queixamos de ter poucas opções, se comparado as mulheres. Embora isto seja um fato, nos limitamos ainda mais por não utilizar os complementos adequados, visto que eles podem fazer uma grande diferença.
Não estou falando de peças exageradamente chamativas, mas sim de saber escolher bons sapatos, cintos e gravatas e, porque não, adicionar um lenço no bolso.
Confira alguns itens que fazem a diferença no seu look:
SAPATOS
Tenhamos em mente sempre uma camisa básica e uma calça. Aposte nos modelos clássicos como o Oxford, o Brogue e o Mocassim e teste algumas cores, além do preto, como o marrom ou azul marinho. No caso do mocassim, no vermelho ou verde, por exemplo.
MEIAS
Se não for uma ocasião formal, vale a pena apostar em cores menos tradicionais, como azul, vinho ou roxo. Outra opção é buscar meias com estampas divertidas.
GRAVATAS
São fundamentais em um look formal. Modelos tradicionais ou slim dependem mais do estilo do que da ocasião. E o principal, esta é uma peça onde você pode ousar na escolha de estampas e cores.
ABOTOADURAS
Infelizmente este é um acessório que caiu no esquecimento da maioria dos homens, onde, muitas vezes, é usado somente pelo noivo em seu casamento. Porém, por mais que elas sejam tradicionais, podem dar uma grande sofisticação ao seu visual, mesmo em uma camisa que não seja punho-duplo.
PULSEIRAS
Esqueça por um momento dos braceletes de couro e invista um pouco mais nas pulseiras, pois são acessórios versáteis, capazes de complementar seu look formal ou casual.
CINTOS
Esta a peça da discórdia. Houve uma época, principalmente em São Paulo, onde os homens usavam cintos de algodão com a ponta caída achando que era a coisa extraordinária do mundo. Se me perguntassem a coisa mais cafona dos anos 2000 eu citaria isso. Outro grande erro é achar que o cinto segurará uma calça 44 sendo que você deveria usar 40. Ele serve sim para manter suas calças na cintura, mas é um item de estilo. Não só nos modelos mais tradicionais, mas também nos casuais, invista em modelos de couro. É claro, em um look formal sempre use cinto, ele é mais indispensável até mesmo que uma gravata.
ÓCULOS
São acessórios que dependem mais do tipo de rosto ao ser escolhidos (aqui temos um guia). Modelos tradicionais são sempre boa escolhas. Talvez uma ressalva para aqueles modelos esportivos, que não ficam bem (ao menos que você o use para praticar esportes).
LENÇOS
Assim como as abotoaduras, caíram no esquecimento, mas, assim como as gravatas, são acessórios onde você pode investir em cores e estampas. Uma dica é sempre combinar com a gravata ou ser do mesmo tecido e cor.
CARTEIRAS
É um acessório que já abordei aqui, mas é outro acessório onde os homens erram muito. Um exemplo é o filme “Crazy, Stupid, Love” onde o personagem do Ryan Gosling leva o personagem do Steve Carell para um banho de loja e o personagem do Carell, no auge dos seus quarenta anos, abre uma carteira de velcro. Independentemente da sua idade, uma carteira de velcro não é a melhor escolha, visto a variedade que temos no mercado.
Estas foram dicas fundamentais para complementar seu estilo. Se tiver alguma dúvida, pode perguntar!
Carteira de velcro foi foda.
Eu sou adepto ao uso de pulseiras, óculos, colares e cintos. Acho que deixa o look sempre melhor, dá um UP em qualquer look. Quando saio de casa sem um desses listados por mim, me sinto nu. Mas o que me intriga demais é eu amar tudo isso, mas não suportar usar relógio. Acho que fica tão lindo nas pessoas, que além de ser um acessório, tem uma boa utilidade.
Meu blog: Um Container